O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em evento na sede de seu partido, em Tóquio(Toru Hanai/Reuters)

Japão ordena suspensão de obras de base militar dos EUA em Okinawa

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ordenou nesta sexta-feira a suspensão das obras de construção da nova base militar americana de Futenma na cidade de Okinawa, no sudoeste do país. As obras são questionadas pelo governo local. “O governo decidiu aceitar o plano de acordo com Okinawa proposto por um tribunal”, que inclui a suspensão das obras, disse o ministro de Defesa japonês, Gen Nakatani.

O governo federal comandado por Abe disputa há meses com o governo local a mudança da base de Futenma da sua localização atual para a baía de Henoko, ao norte da ilha de Okinawa. O governo japonês tinha ordenado no mês de novembro continuar com a construção do novo complexo, apesar de o governador de Okinawa, Takeshi Onaga, ter revogado pouco antes a licença de obras, uma permissão que tinha sido concedido pelo Executivo local anterior.

O governo central e o da cidade mantinham disputas judiciais sobre as obras e agora os litígios podem ser resolvidos, já que o plano de acordo propõe que sejam retirados todos os processos e sejam realizadas novas conversas para resolver definitivamente a questão.

(Com agência EFE)

Confira também

EUA abrem fronteiras para viajantes estrangeiros

Os Estados Unidos (EUA) reabrem hoje (8) suas fronteiras terrestres e aéreas aos passageiros estrangeiros …