Termina no domingo 1ª etapa para condutor regularizar exame toxicológico

Em Mato Grosso do Sul, 45.240 pessoas ainda não fizeram teste que detecta consumo de drogas

Termina no domingo 1ª etapa para condutor regularizar exame toxicológico Caminhões circulam no macroanel de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Termina no próximo domingo (dia 31) o prazo para condutores que têm CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E (ônibus e caminhões) renovarem o exame toxicológico. O prazo é para quem tem CNH com vencimento entre os meses de janeiro e junho.


Já os condutores da mesma categoria, mas com a CNH vencendo entre julho e dezembro, têm até 30 de abril. Em Mato Grosso do Sul, são 45.240 pessoas com exame toxicológico pendente.


A não realização do exame é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, com penalidade de multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira.


O descumprimento do prazo estabelecido será verificado diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans (Departamentos de Trânsito Estaduais). A Secretaria Nacional de Trânsito reforça que os condutores que não regularizarem a situação receberão multa mesmo que não estejam dirigindo veículos de categoria diferente.


O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias.

Mais lidas