A idolatria de Renato Gaúcho no Grêmio não tem limites. Ganhou até estátua, honraria única na história do clube. Na atual passagem pelo clube, o treinador não para de atingir marcas históricas.
Nesta quinta-feira, na decisão da vaga às quartas de final da Libertadores contra o Libertad, no Defensores del Chaco, pode conduzir o Tricolor para a 100ª vitória na competição. Além disso, tem participação em praticamente 40% dos triunfos da equipe.
“Claro que não adianta ter esses dados sem títulos. E dentro desse levantamento tem duas conquistas” (Renato Gaúcho)
Atualmente com 99, o Grêmio é o clube brasileiro com maior número de vitórias no torneio. Com a goleada na última terça, o Palmeiraschegou a 97 e se aproxima dos gaúchos. Ambos também são os representantes do nosso país com maior número de participações na Libertadores, com 19.
Destas 99 vezes em que o Tricolor somou três pontos, Renato esteve presente em 38. Atuou em 12 vitórias como jogador, na década de 80. Nas três passagens como técnico, acumula 26. Foi o primeiro brasileiro da história a ser campeão dentro e fora de campo. Uma relação intrínseca do ídolo gremista com a competição.
– É mais um marco histórico. Não é pra qualquer treinador. E acredito que a maioria dessas partidas tenha sido em confrontos de mata-mata. Enquanto eu estiver no Grêmio, um dos meus objetivos é bater esses números e elevar o patamar do clube – comentou Renato ao GloboEsporte.com, via assessoria de imprensa.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/07/16/sem_titulo.png)
Renato é o ídolo máximo do Grêmio — Foto: Tomás Hammes
O treinador, desde sua chegada ao Grêmio, dá atenção diferenciada para as competições eliminatórias. Preserva titulares no Brasileirão para privilegiar os jogos de mata-mata, seja em Copa do Brasil ou Libertadores.
Desde a chegada de Renato, o Grêmio participa de todas as edições da Libertadores. Esta é a maior sequência consecutiva de participações do clube gaúcho, com quatro – igualada aos anos de 95, 96, 97 e 98.
Recentemente, Renato completou outra marca no Grêmio. No Gre-Nalpelo Brasileirão, fechou a marca de 300 partidas no comando da equipe. O objetivo do comandante é se tornar o profissional que em mais jogos treinou o Tricolor.
Noite para confirmar vantagem
A vitória por 2 a 0 na Arena, no primeiro jogo diante do Libertad, deixa a equipe com a classificação encaminhada para as quartas de final da Libertadores, a terceira em três temporadas consecutivas. Na fase de grupos, o Tricolor fez outro 2 a 0, justamente no Defensores del Chaco, e praticamente garantiu a vaga nos mata-matas após quase ser eliminado.
– É fruto da comissão fazendo um excelente trabalho. Todo mundo sabe da importância do jogo. O Renato está falando para a gente entrar no jogo focado e determinado. Em um jogo deste, tudo pode acontecer. Se a equipe entrar totalmente ligada, não corremos nenhum risco – comentou o lateral-esquerdo Bruno Cortez.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/08/01/48426114057_83c0f3995d_o.jpg)
Grêmio treinou na quarta-feira no campo da Conmebol, em Assunção — Foto: Lucas Uebel / Grêmio F.B.P.A.
Com Geromel suspenso, o time terá David Braz na zaga para entrar em campo às 21h30 desta quinta-feira, no Defensores del Chaco, em Assunção. Para seguir adiante na Libertadores, pode perder por até um gol de diferença. Se o Libertad devolver os 2 a 0, a decisão vai para os pênaltis. Derrotas por dois gols a partir de 3 a 1 classificam o Grêmio.
LIBERTAD X GRÊMIO – OITAVAS DE FINAL – LIBERTADORES
- Local: Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai.
- Data e horário: quinta-feira (01/08), às 21h30 (de Brasília).
- Provável time do Libertad: Martín Silva; Piris, Luis Cardozo, Paulo Da Silva e Espinoza; Mejía, Cáceres, Iván Franco e Bareiro; Martínez e Cardozo.
- Desfalques: não há.
- Provável time do Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, David Braz, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André.
- Desfalques do Grêmio: Marcelo Oliveira, Michel e Felipe Vizeu (machucados); Geromel (suspenso).
- Arbitragem: Victor H. Carrillo apita a partida. Ele será auxiliado por Jonny Bossio e Jesus Sanchez. O trio é peruano. O VAR será comandado pelo venezuelano Daniel Fedorczuk.
- Transmissão: O GloboEsporte.com acompanha no Tempo Real.
*Globo Esporte