Home / Capital / De forma inédita, procissão de Corpus Christi será na 13 de maio
Tapetes começam a ser montados no início da manhã - Foto: Valdenir Rezende / Arquivo / Correio do Estado

De forma inédita, procissão de Corpus Christi será na 13 de maio

Com as obras do Reviva Campo Grande, na Rua 14 de julho, este ano, a tradicional procissão de Corpus Christi será ao longo da rua 13 de maio. A via será interditada a partir das 5h desta quinta-feira (20), no trecho entre a rua Antônio Maria Coelho e até a avenida Fernando Corrêa da Costa.

De acordo com a Arquidiocese, o tapete, que costuma ser  confeccionado com areia, flores, borra de café, entre outros materiais, ocupará 10 quadras. Ao todo, 48 paróquias participam da confecção, que geralmente é realizada logo no início da manhã.

A Paróquia do Santuário Estadual  Perpétuo Socorro terá 30 metros e ficará entre a Rua Marechal Cândido Rondon e a rua Maracaju. O tapete trará símbolos como a Eucaristia, os 80 anos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que são comemorados este ano, os 30 anos da Província Redentorista e o símbolo da igreja em missão, como uma igreja em saída. Sal tingido, cola, barbante e gliter foram alguns dos itens utilizados na confecção.

A celebração da missa será às 15h, na Rua Antônio Maria Coelho esquina com a 13 de maio. Depois, a procissão prossegue e encerra na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em frente a Fundação de Cultura. No período da manhã, 23 instituições serão visitadas por sacerdotes, entre elas, 17 hospitais, 3 presídios e 3 Unidades Educacionais de Internação (UNEIs).

CELEBRAÇÃO

A tradição remonta um acontecimento de 19 de junho de 1264, quando um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, viu sair sangue. O papa Urbano IV determinou que os objetos milagrosos fossem levados para a cidade de Orvieto em grande procissão.

Desde então, a igreja lembra o milagre com a comemoração de Corpus Christi. Todos os anos o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro participa das atividades, tanto ajudando na confecção dos tapetes, quanto na celebração da missa.

*Correio do Estado

Confira também

Ponta Porã comemora 107 anos com programação durante dois meses

O aniversário de Ponta Porã, distante 323 km da Capital, é nesta quinta-feira (18), mas …