Home / Cidades / Rodovias recebem manutenção para evitar turvamento de rios

Rodovias recebem manutenção para evitar turvamento de rios

Máquinas do Governo do Estado executando obra

Na última semana, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul determinou o bloqueio de R$ 400 mil de proprietários de fazendas na região de Jardim e Bonito. As fazendas são suspeitas de causarem o turvamento dos rios dos principais pontos turísticos das cidades. Nossa reportagem foi até o local para levantar mais informações.

Logo na altura do KM 14, rodovia MS-178 que liga Jardim a Bonito, já foi possível constatar a manutenção das encostas que vem sendo feita pelo Governo do Estado através da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). As máquinas estão fazendo caixas de contenção para diminuir a velocidade da água, evitando a formação de enxurradas que levariam o barro até os rios. Segundo a 12ª Residência Regional da Agesul, que fica em Jardim, o serviço será executado nos dois lados da via. Os trabalhos também estão sendo executados na MS-382, em Bonito, onde aconteceu o mesmo problema no trecho do Córrego Seco, a 5 quilômetros da entrada da Gruta do Lagoa Azul. Ao todo já foram realizadas 40 caixas de contenção.

Apesar do pedido do MP pelo bloqueio de dinheiro dos produtores, um fato não noticiado, foi a tempestade do dia 17 de novembro, onde choveu cerca de 100 mm em uma hora. A forte tromba d’água decorrente dessa chuva e a falta de caixas de contenção na região, foi um dos fatores que contribuíram para a enxurrada que levou ao turvamento dos rios.

*Álvaro Pereira Filho

Confira também

Consórcio quer reunião com prefeito para discutir ônibus com ar-condicionado

O presidente do Consórcio Guaicurus, empresa que explora o transporte coletivo e urbano de Campo …