Home / Esporte / Liverpool corta Shaqiri de jogo na Sérvia por questões políticas
Shaqiri comemorou gol contra a Sérvia com um símbolo nacionalista albanês (Clive Rose/Getty Images)

Liverpool corta Shaqiri de jogo na Sérvia por questões políticas

Xherdan Shaqiri não está machucado e nem suspenso, mas será desfalque doLiverpool para o jogo contra o Estrela Vermelha, nesta terça-feira, pela fase de grupos da Liga dos Campeões. O motivo da ausência do jogador da seleção suíça é político, devido ao local do duelo, Belgrado, capital da Sérvia.

Shaqiri é suíço e joga pela seleção de seu país, mas nasceu no Kosovo, antiga província sérvia de maioria étnica albanesa, que declarou a independência em 2008 – não reconhecida por Belgrado. Na Copa do Mundo, Shaqiri e seu companheiro Granit Xhaka comemoraram os gols na vitória por 2 a 1 sobre a Sérvia fazendo um gesto de águia de duas cabeças com as mãos, um símbolo nacionalista albanês. Ambos foram multados pela Fifa pelos gestos políticos que revoltaram os sérvios.

“Ouvimos e lemos especulações e falamos sobre que tipo de recepção Shaq receberia e, embora não tenhamos ideia do que aconteceria, queremos ir até lá e nos concentrar 100% no futebol e não ter que pensar em mais nada. Iremos para a fantástica cidade de Belgrado como um time de futebol para jogar futebol”, disse o técnico Jürgen Klopp, do Liverpool.

“Somos o Liverpool, um grande clube, um time de futebol, mas não temos mais mensagens do que isso. Nós não temos nenhuma mensagem política, absolutamente. Queremos que o foco seja em um grande jogo de futebol, livre de qualquer outra coisa”, continuou o treinador alemão.

Para encerrar, Kloop foi político ao elogiar a capital da Sérvia. “Eu ouvi tantas coisas maravilhosas sobre a cidade de Belgrado, e o país da Sérvia como um todo, de amigos e colegas que já visitaram antes, então agora estou realmente ansioso para levar o Liverpool lá para um grande jogo de futebol da Liga dos Campeões.”

*Estadão Conteúdo

Confira também

Jornal diz que Barça se reuniu com empresário de Dembelé após polêmica falta a treino

A polêmica falta de Dembelé a um treino do Barcelona na última semana causou preocupação na diretoria …