Home / policial / Novo raio-x vai acabar com vistoria vexatória em presídios
Pertences transportados por visitantes passando por vistoria em presídio - Foto: Divulgação

Novo raio-x vai acabar com vistoria vexatória em presídios

A instalação de equipamentos de raio X corporal nos presídios de Mato Grosso do Sul deve acabar com as revistas vexatórias de visitantes nessas unidades penais. Por conta das alterações que serão implantadas, o presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, baixou portaria dispondo sobre diretrizes e procedimentos relativos à revista pessoal, eletrônica e/ou manual, a todos que necessitem entrar nos estabelecimentos penais do Estado.

Hoje, há reclamações por parte de visitantes, especialmente mulheres, que são obrigadas a retirar roupas e se submeterem a agachamentos para busca de drogas, celulares e outros ilícitos escondidos nas partes íntimas.

De acordo com informações da Agepen, para aperfeiçoar o processo de revista, além dos portais detectores que já se encontram instalados em presídios de Mato Grosso do Sul, a instituição está em processo de aquisição de 16 aparelhos de raio X corporal (body scan). A compra conta com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

*Correio do Estado

Confira também

Aumenta número de grávidas no sistema carcerário de MS

Entre as 793 mulheres que cumpriam pena no regime fechado em Mato Grosso do Sul …