Home / Mundo / Japonês e americano vencem Nobel de Medicina
Tasuku Honjo e James P. Allison vencedores do Prêmio Nobel de Medicina por terapia contra o câncer (Jiji Press/Christoph Schmidt/DPA/AFP)

Japonês e americano vencem Nobel de Medicina

O japonês Tasuku Honjo e o americano James Patrick Allison foram anunciados nesta segunda-feira como os vencedores do prêmio Nobel de Medicina. A dupla de imunologistas recebeu a honraria por suas pesquisas contra o câncer. Segundo os organizadores do prêmio, “ao estimular a capacidade inerente do sistema imunológico de atacar as células de tumor, os laureados estabeleceram uma base inteiramente nova para a terapia contra o câncer”.

Paralelamente, Allison e Honjo desenvolveram estudos sobre proteínas que funcionam como “freios” no nosso sistema imunológico. Ao manipular esses “freios”, eles conseguiram liberar ataques mais potentes das defesas naturais do corpo contra os tumores malignos. Para o Nobel, “as descobertas seminais dos dois vencedores representam um marco na luta contra o câncer”.

Allison é professor na Universidade do Texas, enquanto Honjo trabalha na Universidade de Kyoto. Os dois vão dividir o prêmio de cerca de 4 milhões de reais.

*Veja

Confira também

Transporte gratuito a doentes crônicos pode deixar de valer

A rotina de tratamento de doentes crônicos em Mato Grosso do Sul pode ficar ainda …