Home / Estado / Venda de fábrica pode ser concluída em até 90 dias

Venda de fábrica pode ser concluída em até 90 dias

A Petrobras confirmou ontem, em nota oficial, uma negociação exclusiva com o conglomerado russo Acron para a venda da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras (UFN-3), em Três Lagoas, e da Araucária Nitrogenados S.A. (Ansa), no Paraná. A informação já havia sido antecipada pelo Correio do Estado em abril deste ano, após uma entrevista exclusiva com o senador Pedro Chaves, que também confirmou o pagamento da dívida de R$ 36 milhões com os fornecedores e comerciantes locais.

Ao todo, a negociação exclusiva deve durar 90 dias, mas, segundo o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagro), Jaime Verruck, é possível que o negócio seja fechado em menos tempo que o previsto. “Eu acredito que teremos a resposta em 30 dias e, até o fim do ano, a obra deve ser retomada. O grupo russo já realizou três visitas aqui, duas em Três Lagoas e uma na Bolívia, para ver a questão do gás natural”, revela Verruck.

A Acron é uma empresa Russa com foco na produção e comercialização de fertilizantes, com vendas em mais de 60 países.

A aquisição da unidade pelo grupo representa, aponta o secretário, um projeto estratégico tanto para o País quanto para Mato Grosso do Sul, além de reposicionar o Estado no cenário industrial. “A empresa deverá ter aquisição de mais de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural da Bolívia por dia, que é a matéria-prima da fábrica de fertilizantes. Será uma demanda adicional que ajudará tanto na arrecadação de impostos do Estado quanto na viabilização de estrutura para essa demanda. É uma notícia extremamente positiva” analisa Verruck.  

*Correio do Estado

Confira também

Maria da Penha participa de conferência em Mato Grosso do Sul

Maria da Penha Maia Fernandes, mais conhecida como Maria da Penha, está em Campo Grande …