Home / Estado / Clima / Nova frente fria chega e influencia o clima no estado

Nova frente fria chega e influencia o clima no estado

Nova frente fria prevista para chegar amanhã deverá influenciar o clima em Mato Grosso do Sul. Mas a ação temporária e curta será apenas na região sul do Estado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “A frente chegará nos municípios do sul, vinda do Rio Grande do Sul, não deverá atingir o centro e o norte do Estado. Deve passar muito rápido e já na quinta-feira o tempo voltará a ficar limpo. O efeito do frio será sentido até quinta-feira no máximo e depois as temperaturas voltam a subir”, afirmou o meteorologista do Inmet, Ernesto Alvin.

Hoje e amanhã a previsão é de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, além de temperaturas entre 16°C e 35°C. A umidade relativa do ar deverá ficar entre 45% e 95%. Na quinta-feira (17) o tempo deve ficar nublado a parcialmente nublado com chuva isolada, e as temperaturas variam entre 17°C e 33°C. Em Campo Grande a situação será parecida com o restante do Estado entre esta terça-feira e quarta-feira, porém com termômetros marcando entre 20°C e 32°C e umidade de até 90%. Na quinta-feira as temperaturas devem ficar entre 20°C e 29°C na Capital.

O meteorologista Natálio Abrahão Filho alerta que a umidade terá mudança imediata com a passagem da frente fria. “Não significa que terá efeito direto nas temperaturas, porém podem ocorrem chuvas. Os modelos analisados tendem para isso, e ainda que haja queda na temperatura a partir de sexta-feira, mas teremos que continuar acompanhando”.

“A baixa umidade vai continuar e na quinta-feira, após a passagem da frente fria, volta a ficar da mesma forma. A frente fria não terá tanto efeito porque é menos forte do que a massa de ar tropical que está na região e não vai conseguir sobrepujá-la”, explicou Alvin.

O Inmet informou que hoje as temperaturas, tanto mínimas coma máximas, voltam a se elevar. O mesmo ocorreu ontem após a passagem da frente fria que atingiu o Estado na sexta-feira (11) provocando ligeira queda nas temperaturas.. Mas a partir da tarde o tempo se instabiliza, quando haverá pancadas de chuva isoladas com trovoadas, sobretudo no norte/nordeste e os ventos se intensificam e passam a soprar do setor norte.

A aproximação de uma nova frente fria amanhã promove aumento das instabilidades no Estado, especialmente no sul e sudoeste. Temperaturas voltam a entrar em declínio, à tarde. E na quinta-feira a frente se afasta, porém uma perturbação secundária ainda mantém o tempo nublado e promove chuvas esparsas, mas de menor intensidade.

*Correio do Estado

Confira também

Umidade do ar chega a 15% em algumas áreas de MS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo quente e seco para Mato Grosso do …