Home / Esporte / Olimpíada de Inverno: norte-coreanos já estão na Vila Olímpica

Olimpíada de Inverno: norte-coreanos já estão na Vila Olímpica

Os atletas norte-coreanos que participarão da Olimpíada de Inverno de PyeongChang passaram a primeira noite na Vila Olímpica, onde içaram uma enorme bandeira do seu país. Dez dos 22 atletas chegaram na quinta-feira à Coreia do Sul, acompanhados por três treinadores, 18 membros de apoio e o vice-ministro de Esportes norte-coreano, Won Kil-un, e foram hospedados na Vila Olímpica situada na cidade de Gangneung.

Os participantes da Coreia do Norte, incluídos de última hora no evento esportivo, graças a um convite do COI (Comitê Olímpico Internacional), já que só dois tinham se classificado, se transformaram em atração do encontro, já chamado de  “os Jogos da Paz”.

Uma das primeiras ações da delegação do Norte na Vila Olímpica foi a de pendurar uma bandeira de três andares de altura na varanda de seus quartos, ato parecido ao realizado nos Jogos do Rio 2016.

A bandeira norte-coreana é proibida no Sul sob a lei de segurança nacional, que censura os apoios a Pyongyang, exceção à Vila Olímpica, já que o COI garante o direito das nações participantes que suas bandeiras sejam exibidas e também içadas.

As bandeiras dos outros países foram içadas por soldados sul-coreanos, mas civis voluntários se encarregaram de içar o símbolo da Coreia do Norte, segundo a imprensa local.

Além disso, a presença dos atletas norte-coreanos também supôs um problema logístico, já que os cerca de 3.000 participantes nos Jogos – incluídos os da Coréia do Norte – receberão presentes das companhias patrocinadoras, ato que entraria em conflito com as sanções das Nações Unidas a Pyongyang.

A sul-coreana Samsung oferecerá um de seus últimos modelos de smartphone, o S8, que custa cerca de 580 euros (pouco mais de 2.300 reais), a todos os participantes, enquanto a americana Nike fará o mesmo com os uniformes esportivos. Não está claro se os atletas da Coreia do Norte poderão receber esses presentes.

A equipe de hóquei coreana unificada vestirá um uniforme de uma marca finlandesa, e não o do patrocinador oficial Nike, confirmou nesta sexta-feira a agência sul-coreana Yonhap.

A uma semana do início da olimpíada, os esportistas norte-coreanos já começaram a treinar, entre eles, também o casal de patinadores, os únicos atletas que tinham se classificado para o encontro. Por sua vez, a equipe feminina de hóquei coreana iniciou os treinamentos conjuntos e jogará pela primeira vez unificada em uma partida amistosa contra a Suécia neste domingo.

*Veja

Confira também

Luiz Adriano nega conversas com o Inter e diz que fica no Spartak: “Coisas da internet”

O sonho do Inter de contratar Luiz Adriano como grande reforço para a Libertadores de 2019 ganhou …