Home / Estado / MS e mais 2 estados recebem alertas de desastres por SMS

MS e mais 2 estados recebem alertas de desastres por SMS

Projeto desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com órgãos de Defesa Civil e operadoras de telefonia móvel, passa a enviar a partir da próxima segunda-feira, alertas de desastres naturais via SMS. Nesta etapa, moradores de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais serão os novos beneficiados pelo sistema.

O usuário será informado sobre risco de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, e recomendações da Defesa Civil. Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. Também será realizada campanha informativa nos meios de comunicação.

A convocação para participação será feita pela seguinte mensagem que será enviada: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Se desejar, é possível cancelar o recebimento dos alertas.

Até março de 2018, todos os brasileiros vão receber mensagens de alerta sobre tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo. Cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.

No total 1.942.528 assinantes já utilizam o serviço, já foram enviados 1.775 alertas e  enviadas 24.851.355 mensagens de texto nos estados participantes (Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e  Rio Grande do Sul).

*Correio do Estado

Confira também

Sistema Famasul abre processo seletivo para contratação de Economista

O Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS tem oportunidade de trabalho …