Home / Brasil / Mais de mil garis farão limpeza no RJ

Mais de mil garis farão limpeza no RJ

Comlurb planejou uma megaoperação de limpeza durante o réveillon. Além da faixa de areia do Leme ao Leblon, haverá equipes nas praias da Ilha do Governador, em Sepetiba, Guaratiba, Paquetá, Barra e Recreio, e no Piscinão de Ramos; além do Parque do Flamengo e do Parque Madureira.

A Operação Réveillon em Copacabana tem o ápice a partir das 6h do dia 1°, com 1.182 garis e 113 fiscais e agentes ambientais, que contarão com o apoio de 700 contêineres, 40 laranjões e 155 viaturas e equipamentos móveis (como caminhões compactadores, caminhões basculantes, carros-pipa, sopradores e pás mecânicas). O objetivo é entregar as vias e calçadas limpas até as 10h do primeiro dia de 2018, com tudo lavado e desodorizado para a liberação das pistas.

Os postos de saúde instalados na Avenida Atlântica também receberão atenção especial por parte da Comlurb. Serão 19 garis destacados para cuidar da limpeza, das 16h do dia 31/12 até as 6 horas de 1°/1.

Parque do Flamengo e Parque Madureira

No Parque do Flamengo, 125 garis e cinco profissionais se responsabilizarão pela limpeza, com apoio de 10 veículos e equipamentos móveis. No Parque Madureira, serão 60 garis e cinco profissionais, que contarão com apoio de 17 veículos e equipamentos móveis.

Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva terá papel de destaque durante o réveillon. No ano passado, foram recolhidas 45 toneladas de material reciclável, como alumínio, vidro, metal e papel. Mais uma vez serão instaladas quatro tendas na orla de Copacabana exclusivamente para descarte voluntário de materiais recicláveis: no canteiro central entre as ruas Francisco Sá e Souza Lima; e em frente às Ruas Bolívar, Hilário de Gouveia e Anchieta.

Na operação desse réveillon, 120 garis da coleta seletiva estarão atuando na areia, com o auxílio de 17 caminhões, sendo três exclusivamente de coleta seletiva, das 20h do dia 31/12 até as 5h do dia 1°.

O material recolhido será levado para as Centrais de Triagem de Irajá e Bangu e para cooperativas cadastradas, onde os catadores fazem a separação, o enfardamento e comercializam os recicláveis, garantindo trabalho e renda para os cooperativados.

Lixo Zero na Virada

Agentes da operação Lixo Zero vão intensificar a fiscalização nas praias do Rio neste fim de ano. Setenta e quatro equipes – contendo um fiscal da Comlurb e um guarda municipal – percorrerão a praia, do Leme ao Leblon, das 8h às 18h no dia 31, e das 12h às 20h no dia 1°.

Outras 10 equipes extras farão a chamada blitz, em dois pontos: Aeroporto Santos Dumont, no dia 31, das 9h às 18h, e no bloco da Bola Preta com a cantora Maria Rita, no Terreirão do Samba no dia 1°, das 12h às 20h.

*G1

Confira também

PF faz buscas na Câmara e no Senado

A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira mandado de busca e apreensão na Câmara dos Deputados …