Home / Cidades / Secretaria convoca usuários do Aterro Controlado para reunião em Bonito

Secretaria convoca usuários do Aterro Controlado para reunião em Bonito

AcSecretaria Municipal de Meio Ambiente está convocando os trabalhadores de serviços de podas de árvores, transporte de entulhos, caçambas de locação e demais usuários do Aterro Controlado de Bonito para uma reunião técnica a ser realizada nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, às 08h00, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Bonito, antigo plenário da Câmara de Vereadores.

A reunião terá como objetivo debater as alterações que ocorrerão a partir do mês de janeiro do próximo ano com o início do funcionamento do Aterro Sanitário de Jardim – para onde serão destinados os resíduos sólidos recolhidos em Bonito – dando cumprimento Lei federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O ATERRO SANITÁRIO DE JARDIM

O QUE É O ATERRO SANITÁRIO DE JARDIM?

Aterro sanitário, de maneira geral, é um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos, comerciais, da indústria de construção e também resíduos sólidos retirados do esgoto.

POR QUE FOI CONSTRUÍDO?

O Aterro Sanitário de Jardim foi construído porque desde 2010, com a Lei Federal 12.305, os lixões a céu aberto e aterros controlados foram proibidos. A lei determinou que todas as administrações públicas municipais, indistintamente do seu porte e localização, deveriam construir aterros sanitários e encerrarem as atividades dos lixões e aterros controlados, no prazo máximo de 4 (quatro) anos (até 2014, portanto) substituindo-os por aterros sanitários ou industriais.

POR QUE A CONSTRUÇÃO FOI FEITA POR UM CONSÓRCIO DE MUNICÍPIOS?

A implantação conjunta do Aterro Sanitário de Jardim pelos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa (Cidema), foi a solução encontrada para viabilizar os altos custos da construção, da operação, manutenção e administração do aterro, que irá atender os municípios de Jardim, Nioaque, Guia Lopes da Laguna, Bonito, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho.

POR QUE FOI CONSTRUÍDO EM JARDIM?

Pelo fato do município ter uma localização mais central na região, o que facilita o acesso dos municípios que compõem o consórcio.

Confira também

Prefeitura de Bonito obtém nota 8,10 no ranking da transparência

A Prefeitura Municipal de Bonito atingiu a nota 8,10 no 4º Ranking Estadual de Portais …