Home / Estado / Agronegõcio / Com um cálculo simples, os custos da pecuária na mão

Com um cálculo simples, os custos da pecuária na mão

A pecuária de corte ganhou uma nova ferramenta de cálculo do custo de produção para facilitar o trabalho dos pecuaristas. Recém-lançado pela Embrapa, o sistema CUSTObov permite calcular as margens que refletem o desempenho econômico da propriedade e fornece ao produtor uma série de análises que permitem o controle financeiro de seu negócio. Desenvolvido no formato de planilha eletrônica (MS Excel), uma vez instalada em grande parte dos computadores em uso, a ferramenta permite reprodução sem limites, podendo-se criar quantos arquivos sejam necessários para representar diferentes fazendas ou diferentes exercícios (anos) para uma mesma propriedade.

De acordo com o idealizador do CUSTObov, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte (MS) Fernando Paim Costa, usualmente fala-se que a pecuária de corte tem baixo nível de gestão, e um dos indicadores disso é que um grande número de produtores não tem na ponta do lápis os gastos para produzir uma arroba de boi ou um bezerro que ele vende. “Isso acontece, primeiro, porque o produtor tem certa dificuldade de registrar todo o movimento financeiro, todas as compras que faz de insumos, pagamentos… E mesmo que ele registre tudo isso, não existe uma ferramenta na qual possa inserir esses dados e, a partir daí, conhecer os custos de produção. Por isso, o CUSTObov pode ajudar bastante, por ser um aplicativo simples e estar disponível de forma fácil e gratuita no site da Embrapa”, explica.

Embora o aplicativo seja primordialmente uma ferramenta de controle, voltada a avaliar situações reais, também é possível usá-lo como auxílio nos processos de planejamento e tomada de decisões. “Ao longo do tempo trabalhando com a planilha, o produtor consegue criar parâmetros para realizar o planejamento, pois conhecendo o custo de produção é possível prever, para o ano seguinte, mais ou menos quanto será gasto”, complementa a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte na área de socioeconomia, Mariana Pereira.

Ela enfatiza que, quanto mais eficientemente o produtor fizer o controle financeiro dentro da propriedade e inserir as informações no CUSTObov, o resultado do custo de produção vai ser mais preciso e mais adequado para a tomada de decisões.

*Correio do Estado

Confira também

Com 81,25% dos votos, Saito é reeleito presidente da Famasul

Maurício Saito foi reeleito para a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato …