OAB/MS lança portal com disque denúncia

Toda vez que começarmos a notar que uma campanha ter produções  hollywoodianas  vamos intensificar a fiscalização”. Esta foi a afirmação do presidente do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil  Mansour Karmouche durante o lançamento do site do Comitê de Combate ao Caixa 2 e o disque denúncia, ferramentas voltadas ao eleitor com o objetivo de auxiliar na fiscalização dos candidatos. A apresentação aconteceu durante a reunião do Conselho Seccional da OAB/MS, na manhã de hoje.

Com as novas regras acrescentadas pela Reforma Eleitoral 2015, a eleição deste ano será diferente das anteriores. Algumas mudanças como a redução nos gastos da campanha, a proibição de doações por pessoas jurídicas e a mobilização nas ruas que será mais reservada têm como objetivo acabar com práticas que sempre foram proibidas: a compra de votos e o fim da corrupção.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) e outras 130 entidades vão atuar para que a campanha municipal seja realizada de forma democrática e transparente e o cidadão também poderá ajudar neste sentido. “Por meio destas plataformas, o cidadão pode apresentar denúncias de conduta irregular dos candidatos. Posteriormente, estas denúncias serão encaminhas ao Ministério Público e Justiça Federal”, explicou a presidente da Comissão de Combate ao Caixa 2, Cláudia Paniago.

Já o juiz eleitoral Abrão Razuk disse que esse serviço deve facilitar o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral no combate as infrações que candidatos cometem Para explicar como as denúncias serão avaliadas pelos órgãos competentes, estará presente no lançamento das plataformas o Procurador Regional Eleitoral Marcos Nassar. “Não conseguimos estar em todos os lugares que os ilícitos possam acontecer, daí a importância da participação dos eleitores”, esclareceu o promotor.

Ainda no evento, o Juiz José de Andrade Neto ministrou palestra “Propaganda Eleitoral”. Além das ferramentas citadas, o eleitor pode ainda apresentar denúncia pessoalmente em qualquer das 32 subseções do Estado.

*Diariodigital

Confira também

Ocupação de leitos de UTI em MS cai para 23,4%

Com a vacinação avançando mais a cada dia, Mato Grosso do Sul começa a sentir …