O que são as manchas roxas na pele de Phelps?

Quem assistiu a prova de natação em que o americano Michael Phelps ganhou medalha de ouro com a equipe de revezamento 4×100, no domingo, e a eliminatórias desta segunda-feira deve ter notado umas manchas roxas na pele do maior nadador de todos os tempos.

Uns pequenos círculos escuros se espalhavam por parte de sua costas e ombros, não causavam uma boa impressão, mas também não significavam nenhum problema. Phelps, assim como outros atletas de ponta, passam por um tratamento da milenar medicina chinesa: a ventosaterapia.

A técnica de ventosas utiliza pequenos copos de vidro para realizar sucções na pele.  O processo estimula o fluxo sanguíneo e auxilia na recuperação muscular após treinos muito intensos ou competições de alto nível em que o corpo atinge seus limites.

As manchas causadas pelas ventosas, que podem durar de duas a três semanas após a aplicação, são feias e dão a impressão de machucados, mas a julgar pelo desempenho de Phelps, não são nada. Estão ajudando – e muito.

O tratamento de ventosa em Phelps pode ser visto em cenas deste vídeo promocional. A notar: a ventosa parece ser o menor dos sofrimentos pelos quais o atleta passa.

*Veja

Confira também

Lutadores de MS buscam medalhas no Nacional de Equipes de Jiu-Jitsu Desportivo

Pelo sétimo ano consecutivo, Mato Grosso do Sul marcará presença em um evento da Confederação …