Mensagem à população de Bela Vista e de Caracol

Cidadãos belavistenses e caracolenses,

O calendário eleitoral iniciou no final de 2015 e todos nós da 17ª Zona Eleitoral, desde então, estamos num sério e árduo trabalho para que em 02.10.16, no período compreendido das 8h às 17h, possamos participar diretamente do processo político e eleger representantes em âmbito municipal.

Uma simples lição para aprendizado: a forma de governo no Brasil é a “República” e o povo delegará o exercício do poder a alguns representantes por meio da eleição. Noutras palavras, os cidadãos de Bela Vista e Caracol, verdadeiros detentores do poder na esfera municipal, elegerão daqui a uns dias o prefeito e vereadores que exercerão o cargo em seus nomes.

Assim, o candidato a prefeito e vice-prefeito que obtiver a maioria dos votos, excluindo os brancos e nulos, será eleito pelo sistema majoritário; para a eleição de vereadores os candidatos com mais votos de cada partido obterão as vagas disponíveis na Câmara Municipal proporcionalmente aos votos recebidos pelos partidos ou coligações.

O voto é personalíssimo e, munido de um documento com fotografia, o cidadão deverá, de maneira consciente, dirigir-se à urna eletrônica no dia das eleições e escolher um vereador e um prefeito (vice-prefeito) para exercerem mandatos nos próximos quatro anos (2017 a 2020).

Na profunda crise moral por que atravessamos, com noticiários a escancarar corrupções de todo o gênero na esfera política, o povo clama urgentemente por mudanças. Segundo Mahatma Gandhi, “o futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”. Nossos próximos quatro anos dependerão de uma reflexão profunda e apenas o voto poderá romper posturas inaceitáveis, extirpar pessoas inescrupulosas da vida pública e conceder um amanhã melhor às futuras gerações.

Lutaremos com todas as forças para primar a celeridade, a igualdade e a transparência como marca destas eleições de 2016 e convocamos, desde já, todos os envolvidos para ajudar Bela Vista e Caracol a terem dias melhores e representantes políticos dignos da população de boa índole, trabalhadora e honesta que as compõem.

Não é demasiado recordar que quem escolheu ser candidato deverá estudar as minúcias da legislação eleitoral vigente para as eleições de 2016 e respeitar as “regras do jogo”, isso porque jamais toleraremos desculpas e desrespeitos às normas vigentes. De outro lado, a sociedade amadureceu e temos certeza de que não votará sob influência de terceiros, tampouco aceitará favores ou “compra de votos”.

A Justiça Eleitoral não medirá esforços para garantir a lisura das eleições e a segurança pública da população. Assim, exerceremos com veemência o “poder de polícia”, de modo que candidatos, partidos políticos, coligações e até mesmo eleitores serão punidos por eventuais abusos, excessos e contrariedades às normas de regência, mormente a relacionada à propaganda.

Aos mesários, que exercerão ímpar função no dia das eleições, igualmente peço muita seriedade, dedicação e transparência nos trabalhos. Nossa equipe da 17ª Zona Eleitoral dará todo o suporte nos treinamentos e nos locais de votação.

Na condução dos nossos trabalhos, sobretudo a partir da antevéspera até o final do dia das eleições, teremos uma forte fiscalização das Polícias Ambiental, Civil, Militar e Federal, além do Exército Brasileiro, do Ministério Público Eleitoral, da Justiça Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil e também das sociedades organizadas.

Na condição de Presidente das eleições municipais em Bela Vista e Caracol, conclamo toda a população a participar desse processo político e a ser a verdadeira responsável por dias melhores. De igual sorte, esperamos que os candidatos porventura eleitos concretizem as promessas de campanha e honrem o voto dos aproximadamente 21.400 eleitores que se dirigirão aos dezesseis locais de votação e setenta e nove seções em Bela Vista e Caracol.

Necessitamos, com urgência, dar um basta à corrupção, superar a instabilidade política vivenciada e contornar o quadro caótico em que se encontra a sociedade brasileira. Finalmente, rogamos a Deus que os cidadãos belavistenses e caracolenses tenham consciência e sabedoria no exercício do sufrágio e que Ele abençoe e ilumine a todos nós.

 

Vinicius Pedrosa Santos

Juiz Eleitoral

Confira também

Sesc doará adubo para hortas urbanas de Campo Grande

O Sesc de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Campo Grande assinaram …