Mais de 800 carteiras de trabalho são esquecidas

Desde 2013, mais de 800 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS)  estão na Fundação Social do Trabalho (Funsat) à espera de seus donos para retirá-las. A Funsat convoca esses trabalhadores e alerta para a importância desse documento – que ocupa espaço nos arquivos da Funsat.

Outro alerta é para a necessidade da CTPS, que é um direito do trabalhador, sendo o principal documento para quem está em busca de um emprego. Também é um documento de identificação que contém o histórico dos vínculos empregatícios ao longo da vida do trabalhador.

Na carteira de trabalho ficarão registrados dados importantes como as funções do trabalho, contratos, salários, férias e outras informações úteis relacionadas ao trabalhador que garantem seus direitos.  Carteiras abandonadas: No primeiro semestre deste ano foram solicitadas 4.551 carteiras para emissão no mercado de trabalho. De acordo com o Supervisor de atendimento e emissão de carteira de trabalho da Funsat (Fundação Social do Trabalho), Zênio Garcia da Costa, muitas pessoas não recolhem suas carteiras pelos mais variados motivos.

“Infelizmente as emissões são grandes e por diversos motivos as pessoas esquecem suas carteiras. Alguns desistem de procurar emprego, outros são inseridos no mercado de trabalho na informalidade, outras mudam de cidade e tem até quem esquece que pediu e vem aqui solicitar uma nova carteira e quando chega aqui, a carteira já está pronta há anos”, comenta Zênio. Custos: “Quando a carteira não é recolhida temos que pensar como se fosse uma emissão de segunda via de uma carteira de identidade.

Ela  demanda estrutura, funcionários, material, tinta, impressão gráfica de papel de qualidade, ou seja, gera um gasto considerável ao sistema, basta reservar uma hora e retirar, com certeza futuramente essas carteiras trarão muitas alegrias aos trabalhadores, por isso estamos fazendo um apelo para quem fez, vir retirá-la sem custo algum”, pontuou o supervisor.

Emissão de carteira: Para retirar a carteira não há nenhum custo, basta a pessoa comparecer até à Agência de Emprego da Funsat portando os documentos pessoais. Para emitir uma carteira de trabalho, o processo também é simples. É necessário trazer os documentos pessoais, RG e CPF, certidão de casamento ou nascimento (agora é obrigatório), em caso de segunda via, basta trazer o Boletim de Ocorrência e os documentos.

Serviço: A Funsat fica localizada na Avenida Eduardo Elias Zahran, n° 1581, Jardim TV Morena – Fone: (67) -33145096 – A entrega de senhas é das 7h às 17h e o atendimento é realizado até às 18h, de segunda a sexta-feira.

Confira também

Precisa de ajuda? Grupos de apoio que reúnem voluntários salvam vidas em Campo Grande

Por vezes um sentimento represado que é posto para fora é o que separa a …