Brasileiros compram menos TVs, e menores, para a Olimpíada

Os torcedores brasileiros compraram TVs em menor quantidade, e de tamanho menor, para assistir a Olimpíada do Rio do que para ver a Copa do Mundo no Brasil. É o que indica um levantamento do site de preços Zoom.com, divulgado nesta terça-feira. Segundo a pesquisa, a procura pelos equipamentos na ferramenta de comparação em julho foi 22% mais baixa que em junho de 2014, antes do início do mundial de futebol.

Em relação aos modelos, enquanto a campeã nos jogos do Rio é uma TV com tela de LED de 32 polegadas e preço médio de 1.262,55 reais, a líder do ranking na Copa era de tela de plasma, tinha 60 polegadas e custava 1.899,05 reais.

Além da diferença entre as tecnologias, a empresa considera que outros fatores, como a crise financeira e as características do evento podem explicar os números. “É muito mais comum que as pessoas reúnam os amigos em casa para assistir aos jogos do mundial de futebol do que para acompanhar a Olimpíada, que envolve diversos esportes”, diz o diretor-executivo do site, Thiago Flores. As vendas de eletrodomésticos, categoria que inclui TVs, recuaram -15,3% no acumulado do ano até junho, segundo o IBGE. Apesar da alta de 0,1% em junho, o semestre para o varejo como um todo teve o pior resultado desde 2001, com queda de -7%.

*Veja

Confira também

PIX saque e troco: como será a funcionalidade

Após o lançamento do PIX em novembro de 2020, o BC (Banco Central) planeja lançar duas novas …