Traficante ‘El Chapo’ quer negociar série com Netflix e Univisión

O traficante mexicano Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán, prestes a ser extraditado aos Estados Unidos, está disposto a negociar com o serviço de vídeo em streaming Netflix e a rede americana em espanhol Univisión uma série sobre sua vida, informou nesta quinta-feira um de seus advogados. Segundo Andrés Granados, se Guzmán não der sua autorização, ele poderá processar as empresas em tribunais americanos.

“O senhor (Guzmán) não morreu, não é um personagem de domínio público, ele está vivo, ele tem que autorizar (…) Poderíamos processá-los porque não têm autorização para uma série ou um filme”, declarou à Rádio Formula Granados, um dos advogados do traficante.

Na terça-feira passada, o canal Univisión publicou no Youtube o trailer da série, sem dar pistas sobre a trama: só uma animação em preto e branco, com toques em vermelho, que evolui do líder da Revolução Mexicana, Emiliano Zapata, ao rosto pintado de sangue de El Chapo.

“Ele (Guzmán) já nos disse que se eles já têm o projeto, para não perdê-lo e não nos desgastarmos a princípio com uma ação, podemos negociar com eles, mas até agora não se aproximaram, (podemos) negociar um preço para dar-lhes autorização, caso usem seu nome”, acrescentou o advogado.

A negociação também envolveria uma revisão do conteúdo da série, que poderia afetar a defesa do narcotraficante. Os advogados têm 25 dias para apelar do aval da chancelaria para a extradição de Guzmán aos Estados Unidos, depois que dois juízes emitiram uma opinião favorável ao tratado de extradição entre os países vizinhos – El Chapo é demandado por um tribunal do Texas por homicídios, narcotráfico, crime organizado, porte de armas e lavagem de dinheiro, enquanto na Califórnia é acusado de importar e distribuir cocaína.

Por anos, foi o narcotraficante mais procurado do mundo. Em 1994, foi capturado na Guatemala e entregue à Justiça mexicana, mas em janeiro de 2001 fugiu de uma prisão de segurança máxima. Em 2014, foi recapturado, mas em julho passado voltou a protagonizar uma fuga espetacular de outra prisão.

El Chapo voltou para a prisão em janeiro, e o governo mexicano, que inicialmente resistia a extraditá-lo, anunciou sua intenção de entregá-lo à Justiça americana.

*Com AFP

Confira também

Rússia produz vacina contra covid para animais

A Rússia produziu 17 mil doses de uma vacina contra a covid-19 para ser utilizada …