Tradição da cavalgada passa de geração em geração

O berrante tocou…  Cavaleiros e amazonas levantam cedo para percorrer aproximadamente 15 km na tradicional cavalgada em comemoração ao aniversário de Anastácio que foi festejado no domingo passado, dia 15. A tradição que passa de geração em geração rende imagens de tirar o fôlego, como as que ilustram esta reportagem, Num percurso marcado pela natureza exuberante, na zona rural do município, 80 pessoas, entre adultos, jovens e crianças, em seus cavalos cavalgaram até a Colônia Veredão, onde foi realizada uma missa campal, realizada pelo pároco da cidade, Padre Ervane Benedito.

Tradição que segue firme há 22 anos, para não deixar adormecer os costumes de antigos peões tropeiros que em suas longas jornadas conduziam boiadas nas regiões pantaneiras e procuravam as capelas das fazendas em agradecimento pela saúde da tropa.

O evento apoiado pela prefeitura municipal, também contou com a presença do prefeito Douglas Figueiredo e da primeira-dama Cynthia Anastácio Figueiredo, além dos secretários e servidores municipais. “É gratificante. Não podemos deixar que isso acabe. Porque tudo passa de geração em geração.

Isso fomenta o turismo e a cultura da nossa região”, pontuou o prefeito. Após a benção do padre, foi servido um delicioso churrasco para todos os presentes, preparado um dia antes por voluntários e servidores municipais. Aventura, fé, devoção, coragem, respeito e amizade formam a mistura dessa modalidade esportiva e de lazer que fixa firme em Anastácio, reunindo diferentes gerações.

Texto: Giselli Figueiredo/Fotos: Arumi Figueiredo

Confira também

Com participação de famosos, Feira Literária de Bonito será on-line

A sexta edição da Feira Literária de Bonito acontece nos dias 20, 21 e 22 …