Fabio Assunção, Juliana Paes, Marina Ruy Barbosa e Felipe Simas

‘Totalmente Demais’: Globo não encerrava novela às segundas desde 1977

A Rede Globo anunciou no site oficial de Totalmente Demais, sua atual trama das sete, que o encerramento da novela em uma segunda-feira é uma ação inédita do canal. Mas não é bem assim. Outros dois folhetins dessa faixa da emissora terminaram no mesmo dia da semana: Estúpido Cúpido eLocomotivas, ambos de 1977.

Na época, a mudança no calendário aconteceu por causa da Olimpíada de Montreal em 1976, que atrasou a exibição da primeira versão de Anjo Mau. Protagonizada por Susana Vieira, a novela terminou no dia 24 de agosto, uma terça-feira. Assim, a a sucessora Estúpido Cúpido – a última novela em preto e branco da Rede Globo – começou no dia seguinte, 25 de agosto, uma quarta-feira, e foi terminar em 28 de fevereiro de 1977, uma segunda-feira. O calendário exótico continuou no folhetim seguinte, Locomotivas, que estreou numa terça-feira, 1º de março de 1997, e foi terminar numa segunda-feira, 12 de setembro de 1977.

Mais recentemente, outras novelas não terminaram na habitual sexta-feira. Fera Ferida (1994) e Duas Caras (2008) tiveram seus capítulos finais exibidos em um sábado. A primeira ganhou uma reexibição no domingo seguinte, enquanto a última ficou sem a reprise.

A Rede Globo decidiu adiar o final de Totalmente Demais para esta segunda-feira para evitar uma perda de audiência durante o feriado prolongado de Corpus Christi. A mudança no calendário da emissora teve consequências na casa rival, a Record, que, para evitar a concorrência com a novela das 19h da Globo, decidiu lançar Escrava Mãe apenas na terça-feira, mesmo dia de estreia de Haja Coração.

*Veja.com

Confira também

Aos 87 anos, morre a atriz Eva Wilma em decorrência de um câncer

A atriz Eva Wilma morreu na noite de sábado (15), aos 87 anos, em decorrência …