Muçulmano, prefeito de Londres critica visão de Trump sobre islamismo: “Ignorante”

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, chamou de “ignorante” a visão sobre o islamismo de Donald Trump, pré-candidato republicano à Casa Branca. O magnata, que durante sua campanha propôs proibir mulçumanos estraneiros de entrarem nos Estados Unidos, disse nesta segunda-feira, ao The New York Times, que Khan poderia ser uma exceção ao plano.

Ao ser questionado sobre o assunto, Khan, que na sexta-feira se tornou o primeiro prefeito mulçumano de Londres, disse que esse assunto não diz respeito apenas a ele. “É sobre meus amigos, minha família e todos que vêm de uma origem similar à minha, seja quem for no mundo”, afirmou. Em comunicado, o britânico ainda afirmou que a visão “ignorante” de Trump sobre o islamismo pode tornar os Estados Unidos e também o Reino Unido menos seguros, com o risco de isolar muçulmanos pelo mundo e lançá-los sobre a influência dos extremistas.

Nascido em Londres filho de imigrantes paquistaneses, Khan foi eleito na semana passada por larga margem, após uma campanha na qual seu rival conservador Zac Goldsmith acusá-lo de ter plataformas comuns com extremistas islâmicos. Ex-advogado de direitos humanos e parlamentar do Partido Trabalhista, Khan acusou Goldsmith de tentar assustar e dividir os eleitores em uma cidade multicultural de 8,6 milhões de habitantes, mais de 1 milhão deles muçulmanos.

(Com Estadão Conteúdo)

Confira também

Rússia produz vacina contra covid para animais

A Rússia produziu 17 mil doses de uma vacina contra a covid-19 para ser utilizada …