As competições de futsal dos Jems (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul) reúnem a partir de hoje, em Jardim – a 230 km de Campo Grande -, 405 atletas de 12 a 14 anos de 42 equipes. As disputas acontecem no Ginásio Ticão e têm as finais previstas para a quarta-feira.

Como comparação, nesta edição dos Jems, o número somado de equipes do vôlei (19) mais as do basquete (17) chegou a 36. “Isso acontece porque o futebol faz parte da cultura do país, além de que é mais praticado nas escolas de todo o Brasil. Esta modalidade [futsal]é bem mais divulgada do que outras. Isso vira uma vitrine para as crianças que se interessam em praticar este tipo de esporte”, explicou o gerente de desenvolvimento de esporte da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Paulo Ricardo Nunes, 48 anos.

O torneio de futsal dos Jogos terá a participação de times de 29 municípios, com 13 equipes no feminino e 29 no masculino. Os vencedores se classificam para representar o Estado na etapa nacional da categoria, marcada para setembro, em João Pessoa (PB).

O time campo-grandense masculino do Raul Sans de Matos tem embarque programado para as 7h de hoje rumo a Jardim. A equipe se classificou após conquistar os Jecs (Jogos Escolares Campo- -Grandenses) ao bater a Mace por 2 a 1 nos pênaltis. Conforme o treinador, Rodrigo Todescato, 31 anos, a competição é de alto nível, mas os jogadores estão confiantes.

“Fomos campeões dos Jecs, que não é fácil. E para os Jems, as expectativas são as melhores possíveis, mas é uma competição que também tem equipes de qualidade, como os atletas de Três Lagoas, Corumbá e os de Dourados. Mas vamos para cima dos adversários sem medo”, afirmou.

Na disputa do feminino, a representante da Capital também será o Raul Sans de Matos, que venceu na final o 11 de Outubro por 2 a 0

(Fonte: O Estado Online)