Em vídeo, Cameron diz que Nigéria e Afeganistão estão entre os países mais corruptos do mundo

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, foi flagrado em vídeo dizendo que líderes de países “fantasticamente corruptos” irão participar de uma conferência anticorrupção em Londres. Durante uma recepção nesta terça-feira no Palácio de Buckingham para celebrar os 90 anos da Rainha Elizabeth II, Cameron foi filmado dizendo que “Nigéria e Afeganistão são possivelmente dois dos países mais corruptos do mundo”.

O primeiro-ministro conversava com a monarca sobre o evento que irá ocorrer na quinta-feira. O encontro de políticos e autoridades de diversas nações é parte dos esforços para combater a corrupção e a lavagem de dinheiro, crimes que os presidentes da Nigéria, Muhammadu Buhari, e do Afeganistão, Ashraf Ghani, ambos eleitos em 2014, prometeram coibir. Eles estarão presentes ao evento.

De acordo com o jornal The Guardian, a rainha não respondeu ao comentário de Cameron. O porta-voz do Palácio de Buckingham declarou que não comenta conversas privadas entre o primeiro-ministro e Elizabeth II. Um representante na embaixada do Afeganistão na Inglaterra afirmou que o comentário foi injusto e que o governo de Ghani tem dado passos importantes para combater a corrupção no país desde que ele subiu ao poder. O governo da Nigéria ainda não se pronunciou sobre o caso.

Confira Cameron falando sobre os dois países:

Confira também

Rússia produz vacina contra covid para animais

A Rússia produziu 17 mil doses de uma vacina contra a covid-19 para ser utilizada …