Capital institui Programa ‘Adote uma Lixeira’

A prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) inicia a instituição do Programa “Adote uma lixeira” com o objetivo que a população tenha maior consciência ambiental, tornando assim Campo Grande uma cidade mais limpa, organizada e estruturada.  O Programa tem a finalidade estabelecer parcerias com empresas privadas, entidades sociais ou pessoas físicas interessadas em financiar a instalação e manutenção de lixeiras nos logradouros públicos, obtendo também direito à publicidade.

O Programa “Adote uma lixeira” trará benefícios como preservação da limpeza da Capital, melhor conservação de áreas de lazer como praças e locais públicos em geral. Também é uma forma de estimular e incentivar a reciclagem e reutilização de materiais, além de conscientizar a população campo-grandense sobre a importância conservar a higiene do meio ambiente.  A implementação das lixeiras seguirão o padrão da coleta seletiva: metal (amarelo), plástico (vermelho), papel (azul), vidro (verde), orgânico (marrom). A Lei n. 5664 de 15 de janeiro de 2016 estabelece as normas do Programa “Adote uma lixeira e pode ser consultada no DIOGRANDE.

A Semadur por meio do Departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental (DPSA) coordenará as ações do Programa de forma a acompanhar e orientar as empresas privadas e/ou entidades sociais para solucionar a problemática relacionada a lixeiras disponíveis no município. Logo após a lixeira ser adotada, o responsável pela lixeira poderá divulgar o nome, logomarca da instituição, contendo a inscrição: Adotamos estas lixeiras. Sendo responsável por custos ocasionados pela instalação e manutenção da lixeira, todo o lixo depositado será recolhido por órgão do poder público ou recicladores autorizados.

O termo de compromisso firmado entre as instituições que adotarão as lixeiras terá validade de 12 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período quanto ao interesse da Administração Pública.

Serviço –  As instituições interessadas na participação do Programa “Adote uma lixeira” podem entrar em contato com a Semadur, no Departamento de Políticas e Sustentabilidade Ambiental localizado na Central de Atendimento ao Cidadão ou pelo telefone 3314-3294.

Confira também

Nos últimos 14 dias, seis hospitais da Capital tiveram internados por covid

Nos últimos 14 dias, ao menos seis hospitais públicos ou particulares de Campo Grande tiveram, …