Britânicos elegem ‘Carol’ o melhor filme LGBT da história

O longa-metragem Carol, estrelado pro Cate Blanchett e Rooney Mara, foi eleito o melhor filme LGBT de todos os tempos pelo Instituto Britânico de Cinema (BFI). A organização realizou uma votação para celebrar os 30 anos do Festival de Cinema LGBT de Londres. A produção vencedora foi escolhida através da votação de 100 especialistas, entre críticos, escritores e programadores, da indústria cinematográfica. O filme lançado no ano passado, com direção de Todd Haynes, superou outros títulos aclamados e populares, como O Segredo de Brokeback Mountain, Tudo sobre Minha Mãe e Azul É a Cor Mais Quente.

Uma das organizadoras do festival e responsável pela votação, Tricia Tuttle comentou a eleição: “A vitória de Carol nos inspira porque é ótimo ver um filme sobre duas mulheres apaixonadas alcançar tanta proeminência, principalmente pela ausência de conteúdo lésbico no cinema”.

Baseado no livro Price of Salt, de 1952, da escritora Patricia Highsmith, Carol conta a história da socialite Carol Aird (Cate Blanchett), que se apaixona pela balconista Therese Belivet (Rooney Mara). O filme foi indicado seis vezes ao Oscar 2016, inclusive nas categorias de melhor atriz e atriz coadjuvante, mas saiu sem um único troféu.

Confira abaixo os 10 primeiros colocados na eleição dos melhores filmes LGBT da história:

1 Carol

2 Weekend

3 Felizes Juntos

4 O Segredo de Brokeback Mountain

5 Paris Is Burning

6 Mal dos Trópicos

7 Minha Adorável Lavanderia

8 Tudo sobre Minha Mãe

9 Canção de Amor

10 Garotos de Programa

 

(Fonte: Veja.com)

Confira também

Pré-venda para ‘Star Wars: Os Últimos Jedi’ já está disponível

A pré-venda para Star Wars: Os Últimos Jedi começa nesta quarta-feira, 1º, em todo o Brasil, de …