Kate del Castillo na série mexicana 'A Rainha do Tráfico' (Divulgação)

‘El Chapo’ estava obcecado por atriz mexicana e mal sabia quem era Sean Penn

Mensagens interceptadas pelas autoridades mexicanas e reveladas pelo jornal Milenio mostram que o traficante Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán estava obcecado pela atriz Kate Del Castillo e mal conhecia o ator Sean Penn. Kate foi quem promoveu o encontro entre o mais procurado traficante mexicano, chefe do cartel de Sinaloa, e Penn, que o entrevistou para a revista Rolling Stone. Os contatos frequentes com a atriz, que ficou famosa no papel de chefe do tráfico na novela La Reina del Sur, acabaram selando a recaptura de ‘El Chapo’, seis meses apos a fuga cinematográfica de um presídio de segurança máxima.

A admiração já era mútua entre Kate e ‘El Chapo’ havia alguns anos. Em 2012, a atriz teceu esdrúxulos elogios ao criminoso em carta aberta, instando-o a ‘traficar para o bem’. Um advogado de Guzmán pediu então à atriz seu endereço para enviar-lhe flores da parte do traficante. Detido em fevereiro de 2014, o bandido trocou cartas com a atriz. No dia em que ele escapou da prisão de segurança máxima de El Altiplano, em julho de 2015, ela publicou uma mensagem em sua página no Twitter dizendo: “Acredito mais em ‘El Chapo’ Guzmán do que nos governos que nos escondem verdades, mesmo que sejam dolorosas”.

As conversas interceptadas pelos investigadores tiveram início em 25 de setembro de 2015 – Guzmán instruiu seus advogados a enviar à atriz um smartphone “rosa ou prateado”. O traficante escreve uma mensagem à atriz dizendo que quer marcar um encontro. ‘Pois eu também quero’, responde Kate. ‘El Chapo’ já se imagina então tomando vinho, tequila e uísque com ela. ‘Seremos muito bons amigos’, prevê. ‘Cuidarei de você mais do que dos meus olhos.’ Ela devolve: ‘Nunca ninguém cuidou de mim, obrigado’. E emenda: ‘Estou livre no próximo fim de semana.’

Em outra conversa no mesmo dia, ‘El Chapo’ é então informado por seus homens que Kate quer trazer ao encontro o ator Sean Penn, que é ‘mais conhecido nos Estados Unidos’. O astro de Hollywood teria um recado muito importante a lhe dar. Descuidando de sua própria segurança, o traficante autoriza a atriz a trazer Penn e ‘mais pessoas, como ela quiser’. Ainda em comunicação com seus homens, ‘El Chapo’ pergunta sobre Penn: ‘Como se chama esse ator?’. ‘Sean Penn’, repete seu interlocutor. “É o que fez 21 Gramas”, informa, citando o filme de Alejandro González Iñárritu, de 2003. “E é um ativista político. Crítico do governo Bush”. “Ok”, diz o chefão. “Na atualidade, ele quase não atua mais”, acrescenta o auxiliar de ‘El Chapo’.

Em 2 de outubro, em local não identificado, ‘El Chapo’ se encontra com Kate e Penn. A partir daí, as mensagens entre o traficante e a atriz tornam-se cada vez mais íntimas. Kate, antes identificada na troca de mensagens como ‘M’, surge como ‘Ermoza’. No dia 10, após uma reunião de sete horas com Penn no esconderijo, o traficante escreve a ela: ‘Te desejo de todo o coração, te amo’. Ela responde: ‘Não durmo muito desde que te vi, estou emocionada com nossa história. É a única coisa em que penso’. Em 23 de outubro, ele volta a escrever para lhe desejar feliz aniversário – 43 anos. No dia seguinte: ‘Bom dia, como vai a mulher mais bonita e inteligente deste mundo, que admiro muito?’ As mensagens continuam até 9 de novembro. Segundo autoridades mexicanas, a relação entre Kate e Sean Penn com Guzmán teria como finalidade a produção de um filme biográfico do barão do narcotráfico.

Versão – Kate del Castillo afirmou nesta quarta-feira que contará “sua versão” dos contatos com o narcotraficante. “Como era de se esperar, muitos decidiram manipular a informação e fabricar histórias falsas para nos distrair do verdadeiro tema. Em breve contarei minha versão”, escreveu a atriz no Twitter. “Obrigada por seu apoio”, acrescentou Del Castillo em sua primeira declaração pública desde que a revista “Rolling Stone” publicou a entrevista que Penn fez com o líder do Cartel de Sinaloa.

Mentira – Um dos advogados do traficante disse nesta quarta que Penn mentiu ao relatar que “El Chapo” gabou-se de ser o maior traficante. “É uma mentira, especulação absurda do senhor Penn”, disse Juan Pablo Badillo, um dos advogados de Guzman, em entrevista à Reuters nesta quarta-feira. Segundo o advogado, com base nos anos em que trabalha com Guzman, ele está certo de que o traficante não faria tal declaração auto-incriminatória. “Ele (Guzman) não poderia ter feito essas afirmações … O senhor Guzman é um homem muito sério, muito inteligente”, disse Badillo.

 

(Com AFP, EFE e Reuters)

Confira também

Falha interna derrubou redes, diz Facebook

O Facebook divulgou nota no final da noite desta segunda-feira informando que o apagão global de …