TRE diploma novos vereadores e suplentes da Capital

Parlamentares que assumirão vagas de políticos cassados já estão diplomados
Já estão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) os três novos vereadores que deverão substituir os parlamentares de Campo Grande cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2012. Thais Helena (PT), Paulo Pedra (PDT) e Delei Pinheiro (PSD) perderam as vagas que deverão ser ocupadas, respectivamente, por Roberto Duraes (PT), Eduardo Cury (PTdoB) e Lívio de Oliveira Leite Viana (PSDB), atual secretário adjunto de saúde do Governo do Estado. Agora, cabe à Câmara Municipal, convocar os novos diplomados para a posse. A assessoria de imprensa informou que a Casa de Leis aguarda ser comunicada oficialmente pela Justiça Eleitoral para tomar as providências. Em função das cassações, foi realizada uma nova totalização dos votos das eleições municipais, o que implicou em mudanças importantes na Casa de Leis. A coligação PSC/PSDC/PSD, por exemplo, perdeu uma vaga e, por isso, Juliana Zorzo (PSC) que já esteve na Câmara Municipal não retornará.
A expectativa era de que ela assumisse a vaga de Delei Pinheiro. Eduardo Cury já está na Câmara Municipal na vaga de Pedra que se licenciou em agosto para assumir o cargo de secretário de Governo do prefeito Alcides Bernal (PP). Agora, será efetivado na cadeira. Roberto Durães estreará no Legislativo. Lívio Viana de Oliveira Leite também. Ele passou a ser o primeiro suplente de sua coligação, pois, José Chadid (PSDB), foi diplomado hoje como vereador eleito. Chadid ocupa vaga na Casa de Leis desde que Roseane Modesto (PSDB) renunciou para assumir o cargo de vice-governadora do Estado. Agora, após a recontagem, o TRE-MS anunciou que ele é um dos três eleitos titulares pelo PSDB em 2012. Também foi efetivado na função de vereador eleito Alex do PT que assumiu como primeiro suplente de Zeca do PT eleito deputado federal.
Assim como Chadid, ele recebeu o diploma de vereador eleito. O mesmo aconteceu com Francisco Luiz do Nascimento, conhecido como Saci, que assumiu a cadeira deixada por Elizeu Dionízio, eleito deputado federal. Mudanças – Em síntese, o TRE-MS anunciou que estão fora da Câmara devido à cassação Thais Helena, Paulo Pedra, Delei Pinheiro e Alceu Bueno (ex-PSL). Em função da nova totalização de votos, há quatro novos vereadores que passam a ser considerados eleitos, José Chadid, Alex do PT, Francisco Luiz do Nascimento e José Eduardo Cury. Também compareceu para receber seu diploma de suplente de vereador Cícero Avila de Lima, ex-presidente da Funsat da Capital, que concorreu pelo PTdoB. Ele figura como segundo suplente da coligação que uniu PDT/DEM/PSB/PTdoB em 2012. A entrega dos diplomas foi feita pelo juiz Paulo Henrique Pereira, da 54º Zona Eleitoral.
Fonte: Diariodigital

Confira também

Vídeo de araras ‘conversando’ encanta campo-grandenses e viraliza nas redes

Um vídeo de um casal de araras-canindé grasnando em um tronco de árvore em Bodoquena …