Bolinho milenar une famílias japonesas na capital

O Moti, um bolinho de arroz milenar, tradicional da culinária japonesa, servido na véspera do ano, atrai sorte, união, força e prosperidade. Por isso, famílias descendentes de japoneses nunca dispensam a celebração. “A união traz a força”, diz Acelino Sinjó Nakasato, presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande.

Ele afirma que o Moti simboliza a união das famílias, pois é necessária a ajuda de várias pessoas para bater o arroz no pilão, tornando a atividade uma grande festa. A cozinheira Ivone Testsuco, 85 anos, é quem prepara a receita milenar japonesa na Associação. Os ingredientes utilizados na receita segundo ela são: arroz moti gomi, água, maisena.

Algumas pessoas acrescenta um pouco de molho de soja. “Antigamente era feito somente no pilão, com ajuda de muitas pessoas, hoje está mais fácil temos a Moti no kikay uma máquina que cozinha e tritura o arroz adiantando o preparo e depois finalizamos no pilão que é a peça fundamental para dar toda a consistência do bolinho. É nessa hora que unimos toda a família e amigos em volta do pilão para começar a nossa união.

 

 

 

Fonte: Diariodigital