Servidores da Administração recebem orientações sobre ergonomia e postura no local de trabalho

Como parte da ação Nacional “Contra Dores nas Costas”, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Administração e  Desburocratização, através da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas, iniciou na manhã desta quinta-feira (12), um ciclo de palestras sobre postura, ergonomia e qualidade de vida no trabalho, ministrada pela fisioterapeuta, Lígia Catanante do Instituto de Tratamento de Coluna (ITC) para os 280 servidores da administração. O evento faz parte do programa de qualidade de vida do servidor que vem sendo desenvolvido pela SAD.

A fisioterapeuta orientou os funcionários com dicas básicas de Ergonomia e Postura e ensinou algumas práticas a serem executados no dia a dia. “As doenças ocasionadas no local de trabalho devem ser, não só monitoradas, como também cuidadas de maneira preventivas, com orientações e medidas que podem ser aplicadas diariamente evitando problemas futuros” ressalta.

 

Lígia também deixou claro que uma postura adequada pode evitar e prevenir de um distúrbio osteomuscular, assim como, no contrário, causar doenças como artrose, artrite, escoliose, dentre outras. Outras situações também ocorridas no local de trabalho, como estresses e relações interpessoais, são fatores indispensáveis que contribuem na ocorrência de diversas doenças graves relacionadas com o local de trabalho. “É muito importante essa capacitação junto aos servidores, a fim de que eles tenham conhecimento de que um simples ato pode ser prejudicial a sua saúde” pontua o Secretario de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis.

Para a servidora Susi Garcia, assessora administrativa, as dicas foram essenciais. “Eu não sabia que o modo inadequado de utilizar o celular, abaixando a cabeça em vários momentos do dia, poderia ser um fator primordial para problemas sérios na coluna. A partir de agora vou me preocupar mais em relação à saúde no trabalho e me movimentar mais” enfatiza.  Ao final da palestra, alguns servidores foram premiados com aulas de pilates e outros brindes.

Programação

Dando continuidade às atividades voltadas para os servidores com uma temática totalmente voltada para saúde e qualidade de vida, o Instituto de Tratamento de Coluna estará oferecendo palestras, nesta quinta-feira, nas Secretarias de Fazenda, Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho e Meio Ambiente e Desenvolvimento. Amanhã será a vez dos servidores da Governadoria, Casa Civil e Secretaria de Governo, além da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e Secretaria de Educação. Na próxima quinta-feira (26), o Instituto estará levando informações aos servidores da Fertel.

Confira também

Agepan atua para garantir transporte legal a estudantes que retomaram aulas

Com a volta parcial de aulas presenciais em universidades da Grande Dourados, a Agência Estadual …