“O Negro no Século XXI” é tema de seminário promovido por Subsecretaria da Igualdade Racial

Em continuidade a agenda de eventos que marca as comemorações do Mês da Consciência Negra, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial e Cidadania (Subpirc), ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realizou na tarde de ontem, no auditório da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomassul), na Capital, o seminário “O Negro no Século XXI”, com debate encabeçado pelo subsecretário da Subpirc, Carlos Versoza, pela promotora de justiça, Jaceguara Dantas e pela professora Raimunda Luzia de Brito, membro da comissão sobre escravidão negra na Ordem dos Advogados do Brasil de MS.

Para o subsecretário Carlos Versoza, o protagonismo do negro na sociedade deve ser evidente e de forma homogênea. “Temos que lutar diariamente contra as diversas formas de preconceitos estabelecidos pela sociedade contra o negro, e leva-lo ao protagonismo em todas as esferas, deixando apenas de ser pontual como, por exemplo, no esporte”, disse.

José de Souza, presidente das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do MS (Conerq), destacou em sua fala na mesa de abertura a lembrança pela morte de Zumbi dos Palmares, celebrada em 20 de novembro. “Não podemos deixar de lembrar quem inspirou e inspira até hoje essa luta pelos direitos dos negros. Nós temos que honrar esse ícone lutando sempre contra o preconceito, discriminação e o sexismo em nossa sociedade”, ressaltou.

Também participou da mesa de abertura do evento, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), Davi Drumond. Membros de entidades ligadas ao movimento negro e de religiões de matrizes africanas se fizeram presentes no seminário.

A agenda completa do Mês da Consciência Negra pode ser conferida clicando aqui.

Confira também

CGE determina retorno presencial de servidores

A CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado) determina o retorno ao trabalho presencial dos servidores, devido ao …