Lava Jato chega à 20ª fase e mira fraudes em Pasadena e Abreu e Lima

A Polícia Federal deu início na manhã desta segunda-feira à 20ª fase da Operação Lava Jato e cumpriu dois mandados de prisão temporária, cinco de condução coercitiva e onze mandados de busca e apreensão. O foco desta fase das investigações, batizada de Corrosão, são ex-funcionários da Petrobras que embolsaram propina em contratos da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e na compra da refinaria de Pasadena, no Texas.

Os dois presos são o ex-gerente-executivo de Engenharia da Petrobras Roberto Gonçalves e o suposto operador financeiro Nelson Martins Ribeiro. Já os ex-funcionários Souza Tavares, ligado à área internacional, Rafael Mauro Comino, ex-gerente de Inteligência da Área Internacional, Luís Carlos Moreira da Silva, ex-gerente executivo da Área Internacional e principal consultor do caso Pasadena, além dos ex-executivos Aurélio Oliveira Teles e Carlos Roberto Martins Barbosa, foram conduzidos coercitivamente para prestar depoimentos. Os endereços deles também foram alvos de busca e apreensão. Segundo nota da PF, os investigados responderão pelos crimes de corrupção, evasão de divisas, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.

Os nomes surgiram com base em depoimentos do lobista Fernando Soares, o Baiano, sob o regime de delação premiada, que os implicou no pagamento de propina para a compra da refinaria americana realizada no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para os procuradores, as investigações podem resultar com a anulação da transação pela estatal e o ressarcimento dos prejuízos aos cofres públicos. “Já temos nomes de funcionários e colaborações que indicam o recebimento de propina [na compra de Pasadena]. Quem sabe com essas provas consigamos anular a compra ou ressarcir o patrimônio brasileiro. Esse negócio objetivamente está viciado”, disse o procurador Carlos Fernando Lima.

 

 

 

Fonte: Veja.com

Confira também

De Iphones a notebooks: veja como participar do leilão com mais de 61 mil itens do Correios

Após várias tentativas de entregar uma encomenda e terminado o prazo de direito à reclamação, …