1º Encontro dos irmãos de farda que serviram em Nioaque

A satisfação do dever cumprido, o amor à pátria,  são  valores que os irmãos de fardas guardam da época  que serviram o exército brasileiro em Nioaque. Ao deixarem o EB e ir em busca de novas expectativas, construindo assim, uma vida nova, mas carregando sempre os valores adquiridos e colocando-os em prática no dia a dia, com a certeza de estarem contribuindo com a sociedade. Assim é a vida dos militares da reserva, que tem hábito de se auto intitular ex- militares. Mas que em suas resignações continuam sendo militares, prontos para enfrentar quaisquer a batalha.

Ao deixarem a vestimenta verde oliva, que simbolicamente representa a esperança, se moldam com as novas, que de certa forma sempre será em defesa do que aprenderam. Do trabalho dedicado à pátria, fica a saudade, sentimento este que os uni, e ao se encontrarem é certeza de relembrar os bons momentos vividos. Partindo desse principio,  esses irmãos em conversa trivial através das redes sociais resolveram fazer um grande encontro.  O sonho tornou-se realidade, fomentado pelo soldado artilheiro Valdinei Ribeiro Figueiredo que serviu em Nioaque no ano de 93, juntamente com outros da reserva da época  (Cleres Moraes e Marcelo Valentin).

Foram dois dias de muita festa, na noite de quinta-feira se reuniram na Lanchonete Tropical Lanches, seguindo para o Clube Celcas.

Na sexta-feira estiveram no 9º GAC, onde foram recebidos pelo comandante Tenente Coronel Antonio Carlos Cabral da Cunha, em formatura rotineira, vez que participaram desfilando a frente dos militares da ativa.

Pelo Comandante Cunha foi externado as boas vindas, congratulando a iniciativa, da importância da união.

Figueiredo agradeceu a presença dos artilheiros, com promessas do encontro ser maior para o próximo ano.

Cerca de 80 militares da reserva compareceram no evento, sendo os mais antigos Ten Mario Lucio Vieira, hoje morando em Rondonópolis e Ten Gilmar Santos hoje morando em Campo Grande, serviram em Nioaque no ano de 1987.

Ten Lucio usou da fala e agradeceu a grande oportunidade de rever a cidade e os amigos que aqui conquistou.

Professora Vanuzia Carvalho, esposa do SGT da reserva Dilson Tiotonio usou da fala representando as mulheres dos militares presentes, enfatizando a importância do encontro, momento este que cada um pode relembrar das lutas, dos dias vividos, e da cooperação de cada esposa ao fortalecer o compromisso de seus maridos para com a pátria.

O encontro finalizou com grande almoço no Clube Celcas, com animação da dupla sertanejo Jhone e Marcos.

Confira também

Jardim participa do I Seminário Estadual de Políticas Públicas para a Mulher em Campo Grande

A Coordenadora de Políticas Públicas de Assistência Social, Jakeline Ayala participou, de 09 a 11 …