PMA apreende carga ilegal de madeira protegida e aplica multa de R$ 14,7 mil em pecuarista

Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais de Bonito (MS) realizavam fiscalização hoje na área urbana da cidade e apreenderam uma carga ilegal de madeira da espécie aroeira. A madeira dessa espécie protegida por lei era transportada em um caminhão VW 1200, sem o Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento para o transporte e armazenamento de qualquer produto vegetal. Foram apreendidos 40 palanques e nove firmes de madeira, bem como o veículo. A carga saíra de uma fazenda em Corumbá (MS) e seguia para outra propriedade rural em Porto Murtinho (MS).
O veículo e a carga foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Bonito. O proprietário da madeira, de 45 anos, residente em Bonito foi multado em R$ 14.700,00. Ele responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão.
A portaria 83N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Confira também

Precisa de ajuda? Grupos de apoio que reúnem voluntários salvam vidas em Campo Grande

Por vezes um sentimento represado que é posto para fora é o que separa a …