Exposição traz à Capital registros de mais de 70 mulheres em luta contra o câncer de mama

Depois de passar por várias cidades brasileiras, a exposição “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”, chega a Campo Grande neste semana. O evento tem patrocínio da Avon e foi viabilizada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

As imagens retratam os mais variados sentimentos que envolvem o tratamento e a história de vida de mais de 50 mulheres e homens de todo o Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal e da Espanha, com idades entre 18 e 70 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais. Elas captam as emoções vividas por essas “guerreiras” e “guerreiros” em cada momento do enfrentamento do câncer.

As fotos estarão expostas entre os dias 15 de outubro e 2 de novembro, no Shopping Norte Sul Plaza. Os visitantes poderão conferir a mostra, resultado do projeto sociocultural de mesmo nome, que retrata mulheres e homens que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama, além de colocar em foco a humanização da medicina em geral.

No dia 15de outubro, às 19h30 acontece a abertura oficial da exposição e será realizada a Palestra Interativa “De Peito Aberto” no Cinépolis –Sala 1 –cinema do Shopping, com a presença dos autores, pacientes, amigos, médicos, profissionais de saúde, autoridades locais, patrocinadores e apoiadores.

O evento é gratuito e reforça a abordagem humanista do Projeto, convidando a população em geral para se informar e dialogar sobre o tema e assim ajudar a quebrar mitos e paradigmas que envolvem a doença.

Mamografias

Uma parceria entre o Projeto De Peito Aberto e o Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão – vai oferecer aos visitantes um diferencial: no dia 19 de outubro, das 8 às 16 horas, a carreta de prevenção ao câncer do Hospital de Barretos estará no pátio do Shopping Norte Sul Plaza oferecendo 45 mamografias para mulheres entre 40 e 69 anos e 50 exames preventivos para mulheres entre 25 e 65 anos gratuitamente.

As inscrições serão feitas com as monitoras e monitores no local da Exposição De Peito Aberto, sendo que as interessadas devem levar os documentos –RG, CPF, comprovante de residência –e cartão SUS.

O projeto é uma iniciativa da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, que vivenciaram vários casos de câncer em suas próprias famílias. Ele é composto pela exposição fotográfica e palestras e foi lançado em 2006. De lá para cá já realizou mais de 40 exposições e mais de 60 palestras pelo Brasil e ao redor do mundo. “De Peito Aberto” já recebeu cerca de oito milhões de visitantes; aproximadamente 25 milhões de pessoas tiveram acesso às informações sobre o evento por meio da mídia e mais de 15 milhões de internautas foram impactados pelo projeto, pelas redes sociais.

O projeto“De Peito Aberto” tem como meta estimular uma nova conduta em relação ao enfrentamento do câncer de mama: mais consciente das necessidades de exames regulares, de tratamento imediato, eficaz e humanizado. Durante o período da exposição, monitores acompanharão os visitantes e distribuirão folders sobre a mostra e materiais informativos sobre o câncer de mama elaborados pelo Instituto Avon. Sobre as ações de responsabilidade social da Avon A Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que interessam especialmente à mulher. As ações sociais da empresa são coordenadas pela Avon Foundation For Women, maior entidade

TÓPICOS

Confira também

Campo Grande segue com imunização de primeira dose em pessoas com mais de 34 anos

O sábado começa com a vacinação de pessoas com 34 anos ou mais em Campo …