Pronatec impulsionará piscicultura em Porto Murtinho

A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ação Social e AGRAER em parceria com o SENAR/MS, está disponibilizando o curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Com o objetivo de aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial, abre o Curso Especialista em Aquicultura que cuida dos cálculos e do fornecimento necessário para sustento de espécie aquática, também monitora e intervém a monitoração do ambiente de produção. Agente de desenvolvimento cooperativista; Artesão de biojoias; Condutor de Turismo de Pesca; Criador de Peixes em Tanque Rede; Criador de Peixes em Viveiros Escavados; Marisqueiro; Operador de Beneficiamento de Pescado; Operador e Mantenedor de Embarcações de Pesca Artesanal; Pescador; Pescador Profissional (POP Nível II); Piscicultor; Preparador de Pescado; e Redeiro de Pesca, entre outros.

“O mercado da proteína do peixe é promissor e tem muito espaço para crescer em Porto Murtinho e no Brasil. Queremos o desenvolvimento de todos os elos dessa cadeia e tenho certeza que o produtor rural murtinhense fará bem a sua parte. O Brasil precisa qualificar e profissionalizar os pescadores. Só assim, vamos conseguir aumentar de forma acelerada e qualificada a produção do pescado no país”, explicou o Instrutor Alirio do SENAR/MS.

“Além dos pescadores, o programa atende as familiares que atuam ou desejam atuar na cadeia produtiva do pescado”, explica o Sr. José Miranda da Fonseca.

Segundo uma das alunas, Anilde Pacheco, “após passar pelo curso, a minha turma vai adquirir uma visão muito diferente do que tinha antes sobre o pescado.” Agora saberemos da importância das etapas que devem ser rigorosamente aplicadas para adquirirmos um produto de boa qualidade, afirma.

O Pronatec, programa do governo federal, oferece cursos voltados prioritariamente para a população de baixa renda, com o objetivo de capacitá-la para o mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda e a melhora da qualidade de vida.

Confira também

Vídeo: Em apenas 2 dias, polícia tira 423,7 toneladas de maconha de circulação na fronteira de MS

O prejuízo para os narcotraficantes já totaliza 12,7 milhões de dólares em apenas dois dias …