Segundo a PF, 100 policiais, com apoio de 3 cães, cumprem 19 mandados.
Ação é realizada nas aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados.
Aldeia Bororó, em Dourados, um dos locais alvos da operação
A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta sexta-feira (4) uma operação de combate ao tráfico de drogas nas duas maiores aldeias de Mato Grosso do Sul, que ficam em Dourados, a 214 quilômetros de Campo Grande.
Segundo a PF, o objetivo da Tekohá II é cumprir 19 mandados de busca e apreensão nas aldeias Jaguapiru e Bororó, onde vivem aproximadamente 13 mil indígenas guarani kaiowá.
Participam da operação 100 policiais federais e militares e ainda três cães farejadores para facilitar a localização de entorpecentes.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Dourados. Detalhes da operação devem ser divulgados em entrevista coletiva marcada para o fim da manhã.
Drogas é álcool
No fim de julho, lideranças indígenas denunciaram ao Ministério Público Federal (MPF) a presença de alcool e drogas nas aldeias, principalmente entre jovens e adolescentes.
“A droga e a bebida alcoólica estão demais dentro das aldeias, estão avançando em nós, na nossa juventude. E a maioria [dos usuários]é de menor, de 10 a 15 anos, que praticam muito essas drogas”, relatou Ancieto Velasques, vice-líder do Conselho Indígena.
Na época da denúncia, as aldeias estavam sem policiamento e a Justiça Federal determinou que pelo menos 12 policiais fizessem a segurança nas localidades.