Governo lança Plano de Compras para aumentar participação das micros e pequenas empresas

Campo Grande (MS) – Para fortalecer a participação dos empresários do Estado nos processos licitatórios da administração, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização, lança na próxima quinta-feira (1º), o ComprasGov – Plano Estadual de Compras Governamentais 2016. Na prática, a proposta de antecipação, inédita em Mato Grosso do Sul, tem por objetivo, permitir que as empresas, sejam grandes, médias, pequenas ou micros tenham tempo suficiente na preparação para participar dos processos licitatórios.

Estruturado em cinco pilares, o ComprasGov vai permitir uma maior eficiência do gasto público por meio da economia de escala, gerar qualidade na compra pelo estímulo à competitividade e garantir produtividade máxima dos recursos aplicados para obtenção de menor custo unitário com maior benefício possível. Da lista de produtos que incluem mais de seis mil itens, fazem parte desde canetas, copos descartáveis, armamentos e munições, combustível, material didático até veículos e embarcações. Resultado de um trabalho de gestão estratégica, a ação será disponibilizada através do site da central de compras (www.centraldecompras.ms.gov.br) em três versões: por famílias de compras, ordem alfabética de produtos ou por órgão licitante.

Responsável pela elaboração do Plano, o secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, explica que além de incentivar o crescimento sustentável fomentando a economia local, a medida tem por objetivo desburocratizar as compras governamentais, antecipando as informações para que os empresários sul-mato-grossenses, especialmente os micros e pequenos, responsáveis por 95% das empresas em Mato Grosso do Sul, possam concorrer em pé de igualdade aos grandes empresários nacionais. “É uma ação que terá reflexo direto em nossa economia. Quando o Governo compra do empresariado local, estimula o empreendedorismo, aquece a economia, gera emprego e renda para a população e incrementa a arrecadação”, pontua Assis.

Mais além, o titular da pasta explica que em conjunto com o Plano de Compras, o Governo vai lançar oficinas para ensinar o empresariado a vender para o Estado. “Já temos turmas fechadas em Dourados, Três Lagoas e Campo Grande. Queremos que os empresários do estado sejam nossos parceiros. Vamos colocar toda nossa estrutura a disposição e abriremos quantas turmas forem necessárias para capacitá-los”, antecipou.

O lançamento, que contará com a presença do Governador Reinaldo Azambuja e dos secretários de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Jaime Verruck e Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, acontece na próxima quinta-feira (01), às 14h durante evento organizado pelo Sebrae no Buffet Murano, localizado na Avenida Afonso Pena, 4557.

Confira também

Mato Grosso do Sul tem o maior número de internados de toda a pandemia

Mato Grosso do Sul registrou recorde no número de pessoas internadas em decorrência da Covid-19 …