Com começo arrasador, Suárez supera Messi e Neymar no Barça

Suárez completou 50 jogos pelo Barcelona no último confronto do time contra o Roma, pela Liga dos Campeões. Menos de um ano depois de sua chegada, o atacante uruguaio já é peça-chave para o sucesso do time de Luis Enrique, e seus números surpreendentes já superam o do início de seus comparsas e ídolos da torcida catalã,Messi e Neymar.

O momento do início da jornada dos três no Barcelona é diferente. Messi era um garoto vindo da base, no meio da transição entre as noites mágicas de Ronaldinho e o eficiente pragmatismo de Guardiola. Neymar chegou na Europa exatamente no fim da era Pep, em um clube cerceado por polêmicas extra-campo, punições, julgamentos, e sob o comando da aposta Tata Martino.

Suárez fez sua estreia em um Barcelona já nas mãos de Luis Enrique, e adaptado ao futebol europeu, depois de uma temporada de sucesso pelo Liverpool. Messi e Neymar mostravam entrosamento, mas a época ‘Neymessi’ não durou tanto, já que o uruguaio chegou e logo transformou tudo em tridente. Desde o dia 25 de outubro, quando fez sua estreia, justamente contra o rival Real Madrid, pela Liga, Luisito marcou 28 gols e 24 assistências – média de mais de uma participação em gol por partida.

O atacante passou de um jogador que chegou como dúvida, contratado mesmo punido pela Fifa por ter mordido Chiellini na Copa, a autor de gol na final da Champions, contra o Juventus. Para se ter uma ideia da dimensão do início da trajetória dele é só olhar para a de seus parceiros de tridente.

Neymar completou os mesmos 50 primeiros jogos um pouco antes da estreia de Luisito, no dia 18 de outubro de 2014. Festa total no Camp Nou, com gol do brasileiro na goleada por 3 a 0 diante do Eibar, e homenagem do clube em bola personalizada. Ali, na mesma etapa que Suárez está agora, Neymar tinha 24 gols e 11 assistências – quatro gols e 13 assistências a menos.

Neymar - 50 primeiros jogos (Foto: MIGUEL RUIZ /FCB)
Neymar com a bola em homenagem aos seus 50 primeiros jogos no Barça (Foto: MIGUEL RUIZ /FCB)

Surpreendentemente, ou não, Messi tem os piores números entre os três, nos 50 primeiros jogos pelo Barça. O argentino, quatro vezes melhor do Mundo, começou como reserva, e foi ganhando espaço no time, e por isso alcançou a marca somente em sua terceira temporada na equipe, enquanto Suárez precisou de menos de uma, e Neymar pouco mais de um ano. Até o 50º jogo, Messi tinha apenas 13 gols e 3 assistências.

Mais de dez anos depois de sua estreia pelo Barcelona, enquanto Suárez comemora suas primeiras 50 partidas em todas as competições, Messi já chegou a comemorar neste ano o recorde de 50 partidas seguidas sem desfalcar o Barça no Campeonato Espanhol. Neymar, por sua vez, já venceu os obstáculos da adaptação à Europa em seu início, e chegou aos 55 gols pelo clube catalão. Protagonistas no triplete da temporada passada, os três seguem inspirados. Neste domingo, às 15h30 (de Brasília), o tridente entra em campo contra o Levante, pela quarta rodada do Campeonato Espanhol, tentando repetir as façanhas que o tornaram o trio ataque com maior sucesso da história do futebol espanhol.

Fonte: Globoesporte

Confira também

Lutadores de MS buscam medalhas no Nacional de Equipes de Jiu-Jitsu Desportivo

Pelo sétimo ano consecutivo, Mato Grosso do Sul marcará presença em um evento da Confederação …