Na Manhã desta quarta-feira (16), mais de 100 alunos do Projeto Karatê – Esporte é vida uma parceria com a Marinha do Brasil e a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação receberam materiais esportivos para participar das aulas de karatê oferecidas pela iniciativa privada entre pais, empresários e fazendeiros da região e o Poder Judiciário de Porto Murtinho.
Durante a cerimônia de entrega dos kimonos e acessórios de proteção individual aconteceu uma apresentação da modalidade de competição sincronizada “1º kata equipe” com a participação de todos os alunos presentes.
Com a presença das famílias dos alunos e de autoridades de Porto Murtinho, a cerimônia encantou a todos. O “Sensei” Braz Wagner falou um pouco sobre a origem das Artes Marciais e sua filosofia e enfatizaram “as duas portas” mais importantes que devem sempre ser abertas pelos praticantes das Artes Marciais: a humildade e a gratidão.
Para o aluno Luiz Felipe Vareiro de nove anos, o projeto oferece todas as oportunidades para as crianças e os jovens que querem aprender algum esporte. “É muito bom, os professores são bem legais com a gente. Eles ensinam, tiram duvidas e você se sente bem com eles. Agora com o kimono que recebemos vamos poder treinar para a graduação e para a troca de faixa”, explica.
Para a aluna Mariana Brito Ibanhes que tem 12 anos, reconhece os benefícios de frequentar as aulas “É muito legal participar. Estou aprendendo muita coisa, como a ter mais disciplina, mais respeito e aprende a lutar. Ganhar o kimono parece que muda alguma coisa. Parece que o espírito muda e ficamos com mais vontade de competir até ganhar a faixa preta”, revela.
Em 26 de Março de 2015 o COMANDO DO 6º DISTRITO NAVAL e a PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO MURTINHO retomou o presente convênio com os objetivos primordiais de promover a Inclusão Social, em atendimento as crianças e Adolescentes da rede pública e privada de ensino da região de Porto Murtinho-MS.
O Projeto Esporte e Vida consistem na prática esportiva do Karatê, no acompanhamento escolar, oficinas e palestras sobre temas diversos, como Artes Marinheiras, civismo bem como ações da Marinha do Brasil estas com a participação de Militares da Agência Fluvial de Porto Murtinho, usando métodos que priorizem os bons costumes, valores e atividades de um modelo de vida saudável de acordo com a nossa realidade, prevenindo inclusive o uso de drogas e respeitando a faixa etária do publico alvo.
Hoje o projeto conta a dedicação de dois Instrutores: o Professor Magno Mouro responsável pela coordenação e aulas de reforço escolar; e o Instrutor Braz Wagner responsável pelas aulas de Karatê.
O lema do Projeto é: “Um golpe nas drogas e um abraço na vida”