Tereza Cristina integra CPI da Câmara que vai apurar maus-tratos de animais

A deputada federal Tereza Cristina (PSB-MS) está participando da primeira CPI da história do país que é totalmente dedicada a investigar casos envolvendo maus-tratos a animais. A comissão foi oficialmente instalada nesta quinta-feira (6) e tem a deputada de Mato Grosso do Sul como 3ª vice-presidente.

De acordo com a parlamentar, que possui formação em agronomia, esta é uma oportunidade para debater, trazer opções modernas que possam beneficiar os bichos e coibir atrocidades contra os animais, independentemente do local em que vivem, sejam nas áreas urbanas ou rurais.

A deputada ainda ressalta que é preciso aprofundar as discussões, colher provas sobre maus-tratos de animais, fiscalizar as ações dos Centro de Controle de Zoonoses em todo o país, atuações de zoológicos, parques e atuar firmemente na fiscalização de locais que possam praticar atos criminosos e contrários a legislação que protege os animais.

“Temos animais que são utilizados para pesquisas, outros que são empregados no trabalho do campo e que trazem sua força para este setor e ainda aqueles que são essenciais para a prática de esporte. Estamos aqui para contribuir e para aprender ainda mais sobre esse assunto”, declarou a deputada que, a partir de agora, irá acompanhar o colegiado em visitas, apurações de denúncias e discussões sobre o tema.

Na sua extensa pauta, a CPI irá ouvir o prefeito de uma cidade do Pará onde ocorreu grande captura e matança de cães abandonados. Será chamada também uma enfermeira, que foi flagrada agredindo um da raça yorkshire até a morte, em Goiás; um senhor acusado de amarrar um jegue em seu carro e arrastar o animal por quatro quilômetros em Sergipe. Será investigada até a exploração de dromedários na praia de Genipabu, no Rio Grande do Norte.

O deputado Ricardo Izar (PSD-SP) foi eleito presidente da comissão. Já o relator escolhido foi o deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP).

Confira também

Vereador Johnys Basso pede fiscalização com mais rigor para limpeza de terreno baldio

O vereador, presidente da câmara municipal de Bela Vista, Johnys Hemory Denis Basso (DEM) apresentou …