Saúde anuncia compra de equipamento que transforma leite materno em leite em pó

Campo Grande (MS) – Empenhado em equipar e fomentar o setor de Banco de Leite de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado – por meio da secretaria de Estado de Saúde (SES) – anunciou a compra do aparelho de liofilizador para transformar o estoque de leite materno em leite em pó.

O uso do equipamento é tema de diversas pesquisas que mostram nos seus resultados a importância deste método para melhorar as condições de armazenamento do leite materno sem que haja perdas dos nutrientes.

Segundo especialistas, a aquisição do aparelho de liofilização vai ajudar muito os Bancos de Leite de Mato Grosso do Sul e, principalmente, evitar qualquer tipo de perda. Conforme a literatura médica, o processo de liofilização é mais favorável em relação a outras técnicas de conservação e, em análise, ficou comprovado que o processo manteve as proteínas, cálcios e demais componentes inalterados do leite materno em comparação aos valores do leite não liofilizados.

Para a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Universitário – que é referência de Mato Grosso do Sul – Elisabete Kamiya, a aquisição do liofilizador vai melhorar muito o trabalho de armazenar o estoque do Estado. “Temos cinco bancos de leite no Estado, sendo quatro em Campo Grande e um em Dourados. A compra do liofilizador vai ajudar todos no que se refere a estocagem do produto”, disse Elisabete.

Além da compra o aparelho liofilizador, o secretário Nelson Tavares também anunciou o convênio com os hospitais para o repasse semanal de 50 litros de combustível que serão utilizados nas viaturas que fazem a coleta da doação do leite materno.

Banco de leite MS

São cinco hospitais que mantêm o setor de Banco de Leite que atendem todo o Estado:

Hospital Universitário , desde 1995
Maternidade Cândido Mariano, desde março 2002.
Santa Casa, desde 2004;
Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, desde de 2008.
Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, desde de 2011.

Confira também

MS já soma 127 notificações de dengue em 2021

O SES (Secretaria Estadual de Saúde) divulgou, nesta quarta-feira (13), o primeiro boletim epidemiológico de …