Prefeitura de Nioaque realizou a 10ª Conferência de Assistência Social

Aconteceu esta semana, a décima Conferência de Assistência Social no plenário da Câmara municipal de Nioaque com o fim de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. Passada uma década de implantação do SUAS no Brasil, vimos os avanços e as conquistas coletivas dessa política, tanto em relação à sua estruturação e regulação nacional, como os resultados sociais alcançados, com ampliação do acesso da população usuária aos seus direitos.

Para tanto, foi decisivo criar e fortalecer estruturas de gestão do município com ampliação do comando único, os órgãos de deliberação, como os conselhos e as conferências. Segundo a Secretaria de Assistência Social Elizanir Romeiro Serpa, nestes 10 anos de SUAS, com a implantação do Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com uma série de programas e projetos sendo desenvolvido para a nossa comunidade em parceria com outras entidades com cursos de Inclusão digital, projeto horta, produção artesanal, produtos de limpeza na Aldeia Brejão e Colônia Conceição.

Com os idosos esta sendo desenvolvidas duas vezes por semana a fisioterapia e uma vez/semana – passeios e palestras. Neste ano de 2015 também estamos desenvolvendo um projeto fascinante que é a Orquestra Novo Tempo com violão e violino. Também estamos desenvolvendo artesanato nos bairros com a presença da professora nos locais onde estão sendo desenvolvidos. O artesanato com as mães do Serviço de Convivência e as gestantes do Projeto Laço de Amor que tem uma duração de quinze encontros com a assistente social e a psicóloga do CRAS. Atendemos a Casa Abrigo que hoje conta com 11 pessoas entre crianças e adolescentes.

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo esta sendo desenvolvido um trabalho musical com uma banda sob a responsabilidade do professor Almir com crianças e adolescentes. O Projeto Recicla Natal esta tendo continuidade. Para este ano teremos surpresas com este trabalho. Ate o final deste ano de 2015 desenvolveremos implantação das Políticas Inter-racial que irá atender Quilombolas, Ribeirinhos, e Assentada. Durante a abertura os alunos CRAS executaram o Hino Nacional e de Nioaque e apresentações da Orquestra Novo Tempo com musicas executadas em violões e violinos.

Na oportunidade dois jovens do município de Guia Lopes abrilhantaram o evento com suas vozes afinadíssimas. Na conferência que durou um dia inteiro foram eleitos delegados do poder publico e organizações sociais para participar da décima Conferência Estadual. A secretaria agradeceu a participação de todos, em especial a palestrante Dalva Aparecida da Silva, Assistente Social do SEDHAST Governo de Mato Grosso do Sul.

Confira também

Johnys Basso solicita providencias urgente na execução do serviço de reparos na iluminação pública no Damacue

O vereador Johnys Hemory Denis Basso (DEM) apresentou indicação verbal na sessão ordinária dia (13) …