Prefeitura de Nioaque realizou a 10ª Conferência de Assistência Social

Aconteceu esta semana, a décima Conferência de Assistência Social no plenário da Câmara municipal de Nioaque com o fim de analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado. Passada uma década de implantação do SUAS no Brasil, vimos os avanços e as conquistas coletivas dessa política, tanto em relação à sua estruturação e regulação nacional, como os resultados sociais alcançados, com ampliação do acesso da população usuária aos seus direitos.

Para tanto, foi decisivo criar e fortalecer estruturas de gestão do município com ampliação do comando único, os órgãos de deliberação, como os conselhos e as conferências. Segundo a Secretaria de Assistência Social Elizanir Romeiro Serpa, nestes 10 anos de SUAS, com a implantação do Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com uma série de programas e projetos sendo desenvolvido para a nossa comunidade em parceria com outras entidades com cursos de Inclusão digital, projeto horta, produção artesanal, produtos de limpeza na Aldeia Brejão e Colônia Conceição.

Com os idosos esta sendo desenvolvidas duas vezes por semana a fisioterapia e uma vez/semana – passeios e palestras. Neste ano de 2015 também estamos desenvolvendo um projeto fascinante que é a Orquestra Novo Tempo com violão e violino. Também estamos desenvolvendo artesanato nos bairros com a presença da professora nos locais onde estão sendo desenvolvidos. O artesanato com as mães do Serviço de Convivência e as gestantes do Projeto Laço de Amor que tem uma duração de quinze encontros com a assistente social e a psicóloga do CRAS. Atendemos a Casa Abrigo que hoje conta com 11 pessoas entre crianças e adolescentes.

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo esta sendo desenvolvido um trabalho musical com uma banda sob a responsabilidade do professor Almir com crianças e adolescentes. O Projeto Recicla Natal esta tendo continuidade. Para este ano teremos surpresas com este trabalho. Ate o final deste ano de 2015 desenvolveremos implantação das Políticas Inter-racial que irá atender Quilombolas, Ribeirinhos, e Assentada. Durante a abertura os alunos CRAS executaram o Hino Nacional e de Nioaque e apresentações da Orquestra Novo Tempo com musicas executadas em violões e violinos.

Na oportunidade dois jovens do município de Guia Lopes abrilhantaram o evento com suas vozes afinadíssimas. Na conferência que durou um dia inteiro foram eleitos delegados do poder publico e organizações sociais para participar da décima Conferência Estadual. A secretaria agradeceu a participação de todos, em especial a palestrante Dalva Aparecida da Silva, Assistente Social do SEDHAST Governo de Mato Grosso do Sul.

Confira também

Começa nesta 6ª prazo para convenções partidárias em Sidrolândia

Começa nesta sexta-feira (5) o prazo para a realização das convenções partidárias em Sidrolândia. O …