Parceria entre Prefeitura Municipal e SENAR realiza curso sobre cultivo da banana Assentamento no Recanto do Rio Miranda.

Com duração de três dias, 3,4 e 5 de agosto, aconteceu no Assentamento Recanto do Rio Miranda o curso sobre Cultivo da Banana. Com total de 13 participantes, o curso visa fornecer informações técnicas para se “planejar o bananal, conhecer variedades, preparo de solo, obter mudas e o plantio”. O evento é mais uma parceria da prefeitura municipal, da secretaria municipal de desenvolvimento econômico e do SENAR – secretaria nacional de aprendizagem rural – buscando oportunizar ao pequeno produtor rural “boa produtividade e frutos de qualidade no cultivo da banana”.

Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Thiago Borges, o curso é muito importante social e economicamente, pois “a banana é um alimento energético, da alto valor nutricional, rica em vitaminas e sais minerais; fonte de renda e alimento de valor” – afirmou.

O curso, também especifica procedimentos no “trato cultural e fitossanitário da banana, o manejo dos cachos pós-colheita, armazenamento e comercialização”. Alerta sobre questão relativas ao ambiente, a segurança e prevenções à saúde do trabalhador.  Originária do Sudeste Asiático, a banana é uma das frutas mais consumidas no mundo, cultivada em 120 países tropicais, totalizando cerca de 9 milhões de hectares.

O Brasil é o segundo produtor global – 6,8 milhões de ton. – exportando apenas 3% – segundo dados da FAO – órgão da ONU para alimentação e agricultura -; em nosso país, a banana é cultivada em todos os Estados, com destaque para São Paulo, Bahia, Pará, Santa Catarina – entre outros – tanto em produção quanto em área colhida.    Assessoria

Confira também

Prefeitura de MS suspende adicional por calamidade a servidores que atuam contra Covid-19

A Prefeitura de Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande, decretou a suspensão do pagamento …