Marcio abre Semana do Jovem Empreendedor defendendo ousadia

O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB) iniciou a Semana Estadual do Jovem Empreendedor 2015 defendendo ações inovadoras. “Para fazer a diferença é preciso ousar e não há nada mais contagioso do que o exemplo, por isso reunimos aqui na Assembleia Legislativa jovens que são verdadeiros cases de sucesso e que começaram com simples ideias de empresas, que hoje valem milhões”, afirmou o deputado.

A solenidade de abertura do evento foi realizada no plenário Deputado Júlio Maia, na noite de terça-feira (11/8), véspera do Dia Internacional da Juventude – instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o deputado Marcio, o interesse crescente dos jovens pela carreira no serviço público e a crise econômica brasileira vêm sufocando o espírito empreendedor.

Ainda assim, o crescente desemprego despertou a criatividade de muitos jovens e a busca por novas formas de atuação no mercado de trabalho. “Até pelas dificuldades de se manter formalmente empregadas, muitas pessoas acabaram se lançando ao empreendedorismo, tanto que hoje três em cada 18 pessoas, com idades entre 18 e 64 anos, são empreendedoras ou estão em vias de criar o próprio negócio em nosso País”, afirmou.

Quem foi bem sucedido na empreitada lembra que persistência e ajuda de pessoas próximas foram decisivas. “Sem o apoio de parentes, familiares e amigos os sonhos seriam apenas sonhos, até porque os jovens têm medo de empreender, tanto por questões burocráticas quanto por falta de conhecimento”, ressaltou o publicitário Rodrigo Corrêa, que preside o CJE (Conselho dos Jovens Empresários) da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande).

Corrêa disse que sempre quis empreender, mas tomou coragem quando se reuniu com amigos e se estruturou para sobreviver seis meses com menos recursos do que pagava aos funcionários. Aos 33 anos, ele comemora os 10 anos da agência de publicidade Resultado e defende a atuação conjunta entre o empresariado e o Poder Público. “O diálogo é extremamente importante, para que sejam aprovadas leis que possam ser cumpridas por todos nós, afinal são as empresas que geram arrecadação e a evolução da economia”, analisou. “Com esse evento, a Assembleia Legislativa demonstra que está de portas abertas para receber a sociedade”, complementou.

O vice-presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), empresário Júlio César Vasconcellos, elogiou a iniciativa da Casa de Leis. “Mato Grosso do Sul está de parabéns com esse evento, especialmente porque a Assembleia Legislativa é a realizadora, não aparece somente como apoio”, disse. Ele também defendeu ações conjuntas entre empresariado e Poder Público como estratégia de enfrentamento do delicado momento econômico. “Esta é a nossa primeira crise como jovens empreendedores, mas também representa uma oportunidade e, para nós, é muito bonito ver essa Casa cheia, porque o jovem quer participar”, analisou.

Durante a solenidade de abertura do evento, 52 jovens com reconhecida atuação em Mato Grosso do Sul foram agraciados com o troféu Jovem Empreendedor 2015. O empresário Ricardo Nantes, conselheiro Endeavor e fundador do Portal Educação, também foi homenageado e enfatizou a importância do evento. “Os jovens precisam ser mesmo estimulados a empreender, a ter sua equipe de trabalho e a debater ideias, especialmente agora, quando muitos recursos e até mesmo linhas de crédito, são mais acessíveis”, explicou.

Case de sucesso – Com formação em relações internacionais, o empresário Felipe Dib contou a trajetória de sucesso com o portal Você Aprende Agora, criado em 2011 com o objetivo de democratizar o aprendizado de inglês. “Foi depois de um grave acidente de carro que tive a ideia de criar o site, como forma de agradecimento a Deus por ter sobrevivido”, disse. A metodologia desenvolvida foi baseada na Cambridge University e as aulas gratuitas já foram visualizadas mais de 10 milhões de vezes, em 181 países. Posteriormente, Dib agregou novos serviços, como o acesso a conteúdos denominados “vips”, por R$ 79,00 mensais, e aulas de inglês para quem tem o espanhol como primeiro idioma.

Também participaram da solenidade de abertura da Semana Estadual do Jovem Empreendedor, e indicaram jovens a serem homenageados, os deputados estaduais Amarildo Cruz (PT), Angelo Guerreiro (PSDB), Cabo Almi (PT), Barbosinha (PSB), Eduardo Rocha (PMDB) e Antonieta Amorim (PMDB).

Confira também

Senado aprova PEC Emergencial em 1º turno

O Senado aprovou na noite de hoje (3), em primeiro turno, a Proposta de Emenda …