Após um mês sem chuva, tempo deve mudar em Campo Grande e no interior do Estado

Capital está sem chuva há 30 dias

  • População sofreu com temperaturas altas e tempo seco em Campo Grande (Arquivo)

O tempo em Mato Grosso do Sul começa a mudar esta semana. De acordo com o meteorologista de Campo Grande, Natálio Abraão, há 70% de chances de ocorrer chuva nas cidades de Dourados e Sete Quedas entre a terça-feira (17) e quarta-feira. No entanto, as possibilidades são menores para Campo Grande mesmo com o aumento de nebulosidade. A Capital sul-mato-grossense está há 30 dias sem chuva.

O tempo mudará no Estado em virtude de uma frente fia que está na região sul do Brasil. Segundo o meteorologista, as condições do tempo devem melhorar e trazer índices maiores de umidade relativa do ar.

Conforme dados do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), a menor umidade relativa registrada este ano foi nas cidades de Água Clára, Coxim e Três Lagoas: 14% – o que representa estado de alerta.

Tempo seco e queimadas

O mês de agosto é tido com um período seco, no entanto, a ocorrência de queimadas urbanas quase dobrou este ano, se comparado ao mesmo período de 2014. Um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros em Campo Grande mostrou que de janeiro até o início deste mês houve 853 ocorrências de queimadas na cidade, enquanto o ano passado registrou 495.

O calor intenso e o clima seco favorecem a propagação das chamas e isso tem aumentado muito o trabalho dos militares. Segundo o Sigo (Sistema Integrado de Gerenciamento de Operações) só neste início do mês foram aproximadamente 105 chamados, enquanto em todo o mês de julho foram 132.

Previsão

A terça-feira deve ter aumento de nebulosidade em toda a região centro-sul do Estado. Conforme informações do Cemtec, o sistema de bloqueio que influenciou o tempo com temperaturas elevadas se afastou e a partir de agora as temperaturas ficarão levemente mais baixas na área sul.

Na Capital sul-mato-grossense sol predominará e e terá maior nebulosidade. A temperatura mínima deve ser de 22 graus e a máxima não deve passar dos 32 graus.

Confira também

Cemtec prevê chuvas em todo o Estado, à exceção do extremo norte

Nesta segunda-feira (21), o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos …