Ação Cidadania atrai 2 mil pessoas e faz 14,3 mil atendimentos no Aero Rancho

A 1ª edição do novo formato do Programa Ação Cidadania, que leva aos bairros de Campo Grande os serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e cultura, bem como os cursos de qualificação profissional do Sesi e Senai e o encaminhamento para estágio feito pelo IEL, foi realizada neste sábado (30/05), das 8 às 15 horas, em terreno localizado no quadrilátero formado pela Avenida Arquiteto Vila Nova Artigas e ruas Galadio, Prímula e Gerbeira, na divisa entre os bairros Jardim das Hortências e Aero Rancho VI, pelo Fiems, Sesi e TV Morena. Ao todo, o evento atraiu 2.089 pessoas e fez 14.394 atendimentos nas áreas de educação, saúde, cidadania e cultura, além do sorteio de 15 bicicletas e inúmeros brindes.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o evento foi um grande sucesso e superou todas as expectativas. “Decidimos promover esse trabalho para levar mais cidadania aos moradores de todas as regiões de Campo Grande, contribuindo com a melhoria de vida das pessoas para que elas possam evoluir profissionalmente. Precisamos virar a página das dificuldades encontradas neste ano, trazendo mais oportunidades para as pessoas”, disse Sérgio Longen, informando que no próximo ano a intenção é promover a Ação Cidadania também nas cidades do interior, como Corumbá, Dourados e Três Lagoas.

Já o gerente-executivo da TV Morena, Nicomedes Silva filho, reforça que a parceria com o Sistema Fiems tem proporcionado a realização de inúmeras ações de cidadania. “Por meio dessas iniciativas, temos conseguido amenizar os problemas dos moradores de vários bairros, além de cobrar soluções. Com esse evento, aperfeiçoamos cada vez mais esse trabalho de valorização dos bairros da cidade”, afirmou.

Para o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, a Ação Cidadania tem uma tendência de evolução e até o fim do ano terá uma maior variedade de parceiros com uma oferta mais ampla de serviços. “Assim damos oportunidade para que a comunidade tenha acesso a diferentes serviços, sem contar que observamos que, embora ocorra em uma determinada região, conseguimos mobilizar toda a cidade. Enxergamos pessoas vindas de vários bairros, às vezes, não tão próximos, o que mostra que a população precisa destes serviços e atende ao nosso chamado”, declarou.

Lideranças

Na avaliação do presidente da Associação de Moradores do Jardim das Hortências, Isarel Eduardo Corrêa, o “Bozó”, a região só tem a agradecer ao Sistema Fiems pela realização da Ação Cidadania. “Somos muito gratos por estar ocorrendo este evento. Os moradores tinham segurança de que seria um belo evento, pois sabem que a Fiems e o Sesi são entidades de respeito e sérias. O presidente Sérgio falou que seria agendada outra data e hoje estamos aqui, numa prova de grande consideração e seriedade”, declarou.

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Aero Rancho III, Jailson Naban, foi uma oportunidade única o que a população recebeu neste sábado. “Todos esses serviços dispostos aqui em um mesmo lugar facilita muito para população porque durante a semana é realmente muito corrido”, assegurou. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Guanandi II, Jorge Alves da Silva, completou que a Ação Cidadania ajudou a melhorar um pouco mais a vida das pessoas da região. “Veio gente de vários bairros da cidade e isso é muito bonito de ver”, garantiu.

O aposentado Amilcar Lemes dos Santos, 54 anos, morador do Jardim das Hortências, disse que chegou ao local às 4 horas porque precisava de atendimento com um clínico geral. “Ajuda muito a gente quando é realizado esse tipo de evento”, disse. A dona de casa Nelci Ramos de Souza, 60 anos, também moradora do Jardim das Hortências, conseguiu atendimento com o oftalmologista. “Preferi chegar bem cedo para ser a primeira da fila. Depois que eu fui atendida levei o meu neto de 7 anos para vir brincar. Estou muito feliz em poder fazer esse serviço, porque eu nunca usei óculos e agora estou com dificuldades para ler, então resolvi aproveitar essa oportunidade”, reforçou.

A auxiliar industrial Rosângela Vieira Pinto, 36 anos, que mora no Aero Rancho II, fez exame de glicemia. “É mais para aproveitar e prestigiar o evento. Temos de observar a nossa saúde e aproveitar essas oportunidades”, afirmou. A dona de casa Vânia Maria Passos, 38 anos, moradora do Jardim Monte Alegre, fez todos os atendimentos possíveis no ônibus do Hospital do Câncer. “Sesi está de parabéns por proporcionar esse dia para a população. Nós precisamos e merecemos”, garantiu. O estudante Wander Lucas Brito de Medeiros, 17 anos, morador do Bairro Jardim das Hotências, tirou o título de eleitor porque no próximo ano tem eleições. “É muito melhor quando temos a oportunidade de resolver essas questões de documento assim tão perto de casa”, analisou.

A estudante Roselaine Fernanda Gonçalves de Souza, 16 anos, moradora do Bairro Universitário, foi a primeira da fila para emissão do RG. “Penso que é muito importante ter a identidade porque hoje eu tenho de apresentar certidão de nascimento como documento. Estou me sentindo muito feliz em ter o documento, sinto-me maior, é como se estivesse mais adulta”, comparou. Já a mãe dela, Rose Gonçalves de Souza, 36 anos, estava acompanhando a filha para tirar todos os documentos. “Enquanto ela estava na fila do RG, eu peguei a senha do título de eleitor, porque temos de aproveitar a oportunidade. Ter todos os documentos é questão de cidadania”, afirmou.

O Programa

O Programa Ação Cidadania tem duas etapas, sendo a primeira um dia inteiro de serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura oferecidos pelo Sesi e parceiros na região beneficiada, enquanto a segunda levará diretamente aos moradores os cursos profissionalizantes gratuitos do Senai, os cursos gratuitos de inclusão digital e educação continuada do Sesi e o encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL. Para viabilizar esses procedimentos, o Sistemas Fiems disponibilizará as salas de aula móveis e as carretas do Senai, bem como o ônibus e a van de inclusão digital do Sesi, além das sedes das associações de moradores dos bairros quando necessária.

De acordo com a Fiems, o objetivo é buscar nos bairros a mão de obra em falta nas indústrias da Capital, pois muitas pessoas deixam de fazer os cursos gratuitos oferecidos por Sesi e Senai por falta de recursos financeiros para se deslocar até o centro da cidade. No caso do Sesi, são 1.000 vagas nos cursos gratuitos de informática básica, administre seu dinheiro de forma consciente, saúde do homem, saúde da mulher, hipertensão, prevenção ao câncer de pele, noções básicas de segurança de alimentos, entre outros, enquanto o Senai disponibiliza 3.763 vagas em 21 cursos gratuitos, incluindo assistente de contabilidade, ajustador mecânico, almoxarife, costureiro eclético, eletricista instalador residencial, mecânico de máquina reta e overloque, mecânico de manutenção e motores ciclo otto, pedreiro, pintor, operador de computador, entre outros.

A Ação Cidadania ainda traz o “Talentos do Bairro”, uma iniciativa para descobrir novos talentos e promover o entretenimento da população dos bairros de Campo Grande. Podem participar qualquer pessoa da comunidade onde estará sendo realizada a Ação Cidadania, independentemente do segmento ou modalidade a ser apresentada, desde que realize a inscrição junto à organização do evento. Os interessados podem comparecer aos endereços previamente anunciados ou enviar um vídeo de até 30 segundos, conforme modalidade escolhida, no e-mail talentos@fiems.com.br.

As categorias são cover ou dublagem, concurso de dança, humor e piadas, cantor (a), dança de rua, grupo musical, atrações mirins e miss, sendo que a organização irá disponibilizar o equipamento de som básico, ficando sob responsabilidade dos participantes providenciarem os demais recursos para as apresentações, como playback, cenário e figurino. O número máximo de apresentação por edição será 30 e a ordem de apresentação dos participantes nas respectivas categorias será elaborada antecipadamente pela organização do evento. Cada participante terá um horário previsto para iniciar e terminar sua apresentação, de acordo com o tempo de duração indicado na ficha de inscrição.

Confira também

Integrantes do 1º Comitê Técnico de Saúde Integral da População LGBT+ tomam posse em MS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou nesta …