TCE-MS lança ferramenta que possibilita consulta on-line de relatórios enviados pelos Municípios

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) criou uma nova ferramenta que possibilita aos jurisdicionados efetuar as consultas de relatórios e balanços de forma on-line pelo sistema LRF-Transparência. O novo sistema permite a visualização de todos os períodos entregues bem como os seus anexos e traz ainda como novidade a possibilidade de envio e consulta do Balanço Geral como parte do projeto piloto do e-Contas. (veja Manual do Usuário)

Anteriormente à essa medida os gestores públicos necessitavam enviar uma solicitação por escrito ou por e-mail ao TCE-MS para consultar os relatórios já enviados e os respectivos anexos. A partir de agora basta ao gestor cadastrado acessar o sistema para obter on-line as informações referentes às remessas do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) já enviados ao sistema LRF- Transparência.

De acordo com o presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, a medida foi adotada tendo em vista o grande número de chamados solicitando informações referentes às remessas dos relatórios. “Estamos modernizando e aperfeiçoando os nossos sistemas para garantir transparência e, principalmente, agilidade no atendimento aos jurisdicionados”, afirmou.

O conselheiro Waldir Neves destaca que, com essa ferramenta, o prefeito ou gestor cadastrado pode inclusive consultar os relatórios que foram encaminhados pelos prefeitos anteriores, o que facilita sobremaneira a administração em exercício. Antes disso o gestor precisava abrir uma chamada no sistema para receber posteriormente as informações solicitadas.

Balanço Geral – Além da consulta dos Relatórios, o jurisdicionado pode ainda encaminhar o Balanço Geral do município por meio do sistema LRF-Transparência. Naviraí, com 50 mil habitantes, foi o primeiro município sul-mato-grossense a entregar as Contas de Governo Consolidadas do exercício de 2014 de forma on-line, via sistema LRF – Transparência como parte projeto piloto e-Contas, lançado em 1º de maio.

Além de Naviraí, os municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã também fazem parte da etapa piloto do projeto e-Contas, sendo facultativa a participação dos demais municípios, como é o caso de Nova Andradina que aderiu ao projeto em 29 de maio passado.

Confira também

Câmara de Jardim aprova por unanimidade aumento de repasse para UTIs do Hospital Marechal Rondon

Em sessão extraordinária presidida pelo vereador Glaucio Cabreira (PSDB), realizada na manhã desta quinta-feira (17), …